segunda-feira, 23 de maio de 2016

Operação Babylift

 Minha revista Aventura na História acabou de chegar e ao folhear deparei-me uma reportagem sobre a operação babylift. Eu nunca tinha ouvido falar dessa operação que aconteceu durante a Guerra do Vietnã. Então, irei postar alguns trechos dela...

"O avião cargueiro está abarrotado de caixas de papelão, uma após a outra. O conteúdo só é denunciado pelo choro incessante que sai de dentro delas: são bebês. Os pequenos estão dispostos como sardinhas em lata, dividindo o apertado espaço dos caixotes com mais um ou dois companheiros de viagem. Outras dezenas de crianças estão presas por cintos de segurança nos duros bancos de alumínio localizados nas laterais da aeronave. Trata-se de mais um típico voo da Operação Babylift, que, em abril de 1975, salvou mais de 3 mil órfãos vietnamitas do agonizante cenário que culminou com a queda de Saigon e o final do sangrento conflito, que durou dez anos.

A operação foi criada dois anos após a assinatura do tratado de cessar-fogo entre Estados Unidos e Vietnã, em Paris. Na época, grupos humanitários pressionavam o governo americano a criar uma operação de evacuação, tendo como alvo principal as crianças. Assim, em 3 de abril de 1975, o presidente Gerald Ford anunciou a Operação Babylift para salvar 70 mil órfãos. “A verdade é que Ford não tinha muita opção. O resgate já havia começado extra-oficialmente no dia 2 de abril, mesmo sem apoio formal do governo”, explica o historiador Ben Kiernan, da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

O pior, contudo, aconteceu justamente após a oficialização. Durante o primeiro vôo autorizado, um C5A Galaxy – na época o maior avião do mundo – caiu logo após a decolagem de Saigon com mais de 400 crianças e 60 voluntários a bordo. Mas a habilidade dos pilotos, que conseguiram fazer um pouso de emergência, impediu que a tragédia tomasse proporções ainda maiores. “Foi uma manobra heróica, lembrada até hoje nos anais da aviação americana.

Os pilotos inacreditavelmente conseguiram virar o avião de volta para Saigon”, conta o veterano de guerra John Paul Bollinger, que serviu na 101ª divisão de pára-quedistas da Força Aérea americana. O esforço dos pilotos garantiu a sobrevivência de 170 tripulantes.

Após o acidente, a operação continuou em ritmo frenético, contando com a ajuda de aviões de passageiros, aeronaves de carga e helicópteros. O último vôo deixou o Vietnã em 26 de abril de 1975. Os bebês tiveram como destino, além dos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Europa. A maioria dos bebês já vinham do Vietnã com seus futuros pais adotivos definidos.

Desconfortável mesmo foi a ação coletiva movida contra o presidente Ford e o secretário de Estado Henry Kissinger no final de 1975. As acusações eram de procedimentos impróprios na evacuação das crianças. Mais grave ainda: muitos dos supostos “órfãos” tinham pais em perfeita saúde, que vieram reclamar seus filhos. Após uma exaustiva jornada de depoimentos, entrevistas e exames, o processo foi encerrado e os réus, absolvidos."(Revista Aventura na História -Natalia Yudenitsch)

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