quinta-feira, 12 de maio de 2016

Torta Sacher - Uma Delícia Austríaca

Estudando sobre a Grande Guerra, 1914-1918, deparei-me com a história dessa torta criada no séc. XIX por Franz Sacher. E parece uma delicia...

"Por trás de uma torta que tem nome de Sacher e possui mais de 180 anos de tradição, circulam muitas histórias e curiosidades. Essa famosa torta e celebrada torta é um clássico com sabores e texturas únicas, que desafiam o paladar das pessoas com o perfeito equilíbrio e contraste de sabores que possui. Criada em 1832 pelo então aprendiz de cozinhando Franz Sacher, a torta que leva o seu nome se tornou uma especialidade austríaca, servida sempre em ocasiões especiais. Com o passar do tempo, ela ganhou espaço em diversos países do mundo, e se tornou um clássico da confeitaria mundial.

Com uma receita original, única e guardada a sete chaves, a torta Sacher se destaca pela leveza, e isso se justifica pelo fato da receita não levar farinha. Coberta por uma ganache de chocolate amargo, ela é ainda recheada com geleia de damasco, e tem como tradição austríaca servir acompanhada com chantilly.
torta sacher
Torta Sacher original, feita no Hotel Sacher em Viena (Credits: ww.sacher.com)

A torta original é feita artesanalmente no Hotel Sacher em Viena desde 1877 e carrega essa tradição até hoje. Mas “no meio do caminho”, algumas disputas aconteceram, pois, todos queriam produzir e vender a torta mais famosa do mundo. Foi em 1985 que aconteceu uma verdadeira briga para quem teria o direito de produzir e chamar de original a torta Sacher. De um lado a Confeitaria Demel’s, a melhor de Viena, e do outro lado o Hotel Sacher. A confeitaria Demel’s alegava a compra dos direitos de produzir a torta com o neto do criador. Já o Hotel Sacher alegava ter ligações familiares com o criador da torta.

Após sete anos de disputa a suprema corte austríaca decidiu garantir ao Hotel Sacher o direito exclusivo de usar o nome, e a confeitaria Demel’s em resposta, decidiu continuar produzindo à torta Sacher, mas usando o nome de Ur-Sachertorte.

O que difere as duas tortas, é que na confeitaria Demel’s a geleia de damasco cobre a torta, enquanto no Hotel Sacher a geleia recheia a torta. O que faz da torta Sacher ser diferente e única é a sua leveza e a mistura de sabores entre o chocolate e o damasco, uma ótima combinação. Apesar de modificar a receita original, é comum encontra-la com outros tipos de recheio, como por exemplo uma geleia de framboesa."(Revista IstoÉ Dinheiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário