sexta-feira, 3 de junho de 2016

A Muralha - O Livro e a Minisérie

 Alguns livros devem ser lidos antes de serem transformados em filmes ou miniséries e A Muralha é um deles.

"A primorosa minissérie A muralha, exibida pela Rede Globo é baseada no livro homônimo de Dinah Silveira de Queiroz , é somente mais uma homenagem a esta memorável escritora brasileira, ganhadora, em 1954, do Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto de sua obra.

Em A Muralha, Dinah recria a infância turbulenta e impressionante do povo brasileiro — e dos paulistas, mais especificamente — num contexto de paixões e sucessos violentos em um cenário copioso e colorido. A paisagem e os costumes, a família paulista da época, as lutas dos homens na selva e a busca do ouro que a terra não se preocupava em ocultar são recriadas no livro.

Os personagens são fortes: enérgicas mulheres, índios, escravos, padres, mercadores judeus, senhores e aventureiros que vão moldar o esboço de uma nação. A técnica literária de Dinah, os diálogos, o ritmo das cenas, o modo de ser dos personagens tem um caráter de objetividade e realidade que fascina o leitor.

Dinah Silveira de Queiroz nasceu em 1910, em uma família de escritores. Obteve grande sucesso com seu romance Floradas na serra, em 1939, consagrando-se como escritora com obras como Margarida La Rocque e Guida, também publicados pela Editora Record. Foi a segunda mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, em 1980, dois anos antes de morrer."(www.editoras.com/record).
 "A trama foi ao ar em 2000, em comemoração aos 500 anos do Descobrimento do Brasil, com roteiro de Maria Adelaide Amaral, João Emanuel Carneiro e Vincent Villari e direção geral e de núcleo de Denise Saraceni.

Em seu elenco principal, grandes nomes como Tarcísio Meira, Alessandra Negrini, Alexandre Borges, José de Abreu, José Wilker, Leandra Leal, Matheus Nachtergaele, Mauro Mendonça, Vera Holtz, Pedro Paulo Rangel, dentre outros.

A série conta a história da fictícia fazenda de Lagoa Serena, que vive Dom Braz Olinto (Mauro Mendonça), que lidera sua família e sua bandeira com muito afinco. Na propriedade, moram a mulher do patriarca, Mãe Cândida (Vera Holtz), os filhos dele, Tiago Olinto (Leonardo Brício), Basília (Deborah Evelyn), Rosália (Regiane Alves), e uma sobrinha, Isabel (Alessandra Negrini), a única mulher a enfrentar a mata e as batalhas no meio dos homens. Apaixonada por Tiago, que está prometido para a portuguesa Beatriz (Leandra Leal), Isabel acaba engravidando do primo, que descobre ser seu irmão com a morte de Dom Braz."(natelinha.uol.com.br/.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário