quarta-feira, 1 de junho de 2016

Prêmio Camões de 2016 é de um Brasileiro

É muito bom saber que a literatura brasileira é apreciada por outros escritores e ganhar um Prêmio tão importante quanto o Camões é melhor ainda.  O prêmio avalia livros do mundo inteiro publicados originalmente em outra língua que não o inglês e depois traduzidos para o idioma.

Raduan Nassar é o vencedor da 28ª edição do Prêmio Camões de 2016, escolhido no dia 30/5 em Lisboa. Ele nasceu em Pindorama em novembro de 1935. Formado em Filosofia pela Universidade e S. Paulo, o escritor também frequentou os cursos de Direito e Letras na mesma instituição.

"Sua estreia na literatura se deu em 1975, com o lançamento do romance Lavoura Arcaica. Em 1978, foi publicada a novela Um Copo de Cólera, e, em 1997, a coletânea de contos Menina a Caminho. Suas duas primeiras obras tornaram-se conhecidas a partir das versões cinematográficas.

Além disso disso, tem dois textos inéditos em português: o ensaio "A corrente do esforço humano", lançado na Alemanha em 1987, e o conto "Le vieux" ("O velho"), publicado na França em 1998 como parte da antologia "Des nouvelles du Brésil".

O Prêmio Camões teve a sua primeira edição em 1989. Atualmente ele prevê uma premiação no valor de cem mil euros. Com a sua atribuição, a cada ano é ainda prestada uma homenagem à literatura de língua portuguesa, a partir da escolha de um escritor cuja obra tenha contribuído para a projeção e  reconhecimento da língua em todo o mundo.

O Prêmio Camões já foi entregue a 12 autores brasileiros. A lista de premiados teve início com João Cabral de Melo Neto em 1990; e inclui ainda Rachel de Queiroz em 1993; Jorge Amado em 1994; Rubem Fonseca em 2003; João Ubaldo Ribeiro em 2008, etc." (Jornal A Gazeta)





Nenhum comentário:

Postar um comentário