segunda-feira, 27 de junho de 2016

O Brasil tem um Supercomputador

 No ano passado a comunidade científica  brasileira ficou extasiada com a chegada de um Supercomputador. Muitos brasileiros sequer sabiam da existência dele...

"O supercomputador Santos Dumond (SDumond) é o maior da América Latina e está instalado no  LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica), na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro.

O supercomputador custou R$ 60 milhões e tem 18 mil núcleos de CPUs. A velocidade é de 112 mil Gb/s, com capacidade para 137 milhões de mensagens por segundo. Um smartphone de última geração tem, geralmente, quatro núcleos. A velocidade do supercomputador é 200 mil vezes maior que um computador comum.

O SDumond foi construído pela empresa francesa Atos/Bull, como parte de um acordo entre o Brasil e a França para desenvolver a computação de alto desempenho.  O LNCC vai permitir que pesquisadores também usem o equipamento. Os pedidos serão avaliados por uma comissão julgadora.

O governo vai utilizar o SDumont em pesquisas dos setores de petróleo e gás, nanotecnologia, aeronáutica, medicamentos, entre outros. O SDumond será usado também no desenvolvimento de programas para a segurança cibernética e proteção de dados. Outra função comum dos supercomputadores, como o SDumond, é a análise de riscos do setor financeiro.

A estrutura que abriga o supercomputador tem um telhado projetado no mesmo formato que o famoso chapéu panamá usado pelo criador do avião. Dentro do prédio foi instalada uma placa com a frase "O homem há de voar", do Santos Dumond. De acordo com o LNCC, assim como as máquinas inventadas por Santos Dumond, o supercomputador SDumond também "voa"."(noticias.r7.com/)

E na semana passada ficamos sabendo que...

" Sem condições de pagar a conta de luz, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), que fica em Petrópolis, no Rio de Janeiro, se viu obrigado a desligar o supercomputador Santos Dumont, instalado no local. A máquina é a maior da América Latina e uma das 300 mais rápidas do mundo.

Segundo a direção do LNCC, manter o supercomputador ligado consumia 80% dos recursos públicos destinados ao laboratório. A conta de luz, com o equipamento funcionando, chegava a custar quase R$ 500 mil por mês, e falta dinheiro ao instituto para manter as contas em dia.

Ainda de acordo com a direção do LNCC, não há previsão de quando o supercomputador será religado já que não se sabe quando os recursos para o pagamento da energia elétrica serão recebidos. O Santos Dumont é usado para pesquisas sobre o mal de Alzheimer e o vírus zika."(olhardigital.uol.com.br)

Eu como todos os cientistas estou indignada com isso... Se não bastasse a rede de corrupção que se instalou no país, a ciência perde uma grande oportunidade de colaborar com a descoberta de como acabar com o vírus da zika.

Nenhum comentário:

Postar um comentário