segunda-feira, 20 de junho de 2016

Parabéns, Robert Rodriguez

 Todos sabem que adoro cinema e Robert Rodriguez é um de meus cineastas favoritos. Não me importo se ele é o "rei do trash", mas seus filmes me lembram as matinês que eu ia quando era criança. Filmes feitos simplesmente para se divertir ...

"Robert Rodriguez é um cineasta norte-americano. Ele nasceu em S. Antonio, Texas, em 20 de junho de 1968, e estudou na Universidade do Texas em Austin. Rodriguez é famoso por seus filmes arrasa-quarteirões de tiroteio feitos com custos baixos.

Com apenas 12 anos, após assistir à Fuga de Nova York (1981), Robert Rodriguez decidiu a carreira que gostaria de seguir: ser diretor de cinema. Ainda na adolescência, ele utilizou uma antiga câmera da família para produzir seus primeiros filmes. Não havia preferência por gêneros, ele criou ações, ficções científicas, dramas e animações. Pouco entusiasmada com a realidade das telonas nos anos 70, sua mãe incentivava os dez filhos a conhecer a história do cinema e produções tradicionais.

Quando seu pai comprou um equipamento mais moderno, Rodriguez passou a fazer produções para amigos e familiares, e com isso, ficou conhecido no bairro como "garoto que fazia filmes".

No cargo de diretor, ele estreou com o longa El Mariachi (1992), com a intenção de atingir somente o mercado de vídeo latino. O sucesso inesperado fez com que o cineasta assinasse contrato com grandes estúdios e ele assinou seu segundo longa, A Balada de um Pistoleiro (1995). Suas produções mais recentes são Era uma Vez no México, As Aventuras de Sharkboy e Lavagirl em 3-D e Sin City - A Cidade do Pecado.

PRÊMIOS:
2003 - Ganhou o Globo de Ouro de melhor ator em comédia ou musical por Chicago

1991 - Indicado ao Globo de Ouro de melhor ator em comédia ou musical por Uma Linda Mulher

1983 - Indicado ao Globo de Ouro de melhor ator em drama por A Força do Destino

CURIOSIDADES:
O primeiro longa metragem de Robert Rodriguez, El Mariachi (1992) atingiu um sucesso inesperado. A produção foi realizada em 16 mm, em apenas duas semanas e com um custo declarado de US$ 7.725. A intenção real do diretor era atingir o mercado latino, mas o filme se transformou no primeiro grande passo de sua carreira."(www.guiadasemana.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário