domingo, 17 de junho de 2018

Algumas Curiosidades sobre a Rússia

Estamos em mais um domingão de congelar a alma; realmente esse Outono foi o mais frio dos últimos anos. Imagina então como será o Inverno que inicia no dia 21/6? Os cuiabanos estão ficando apavoradosssss, afinal, poucos se preocupam com o clima frio e não possuem casacos para suportar essa mudança na temperatura.!

Se aqui nós estamos reclamando do frio, o povo que vive na Rússia nem tanto, mas a Copa do Mundo que começou no dia 14/6 na cidade de  Sochi,  raramente fica abaixo de 0°C, e no verão varia entre 15°C e 30°C, então quem viajou para lá não irá congelar. Mesmo não gostando de futebol, não posso ignorar que o Planeta está com os olhos voltados para a Rússia.

O maior e mais esperado evento de futebol do ano chegou e hoje será a vez da seleção brasileira estrear contra a Suíça. As pessoas se unem para assistir aos jogos torcer pelos seus países! E o palco dessa grande competição será a Rússia, o maior país do mundo e que guarda centenas de curiosidades inimagináveis. E possui uma arquitetura lteralmente de cair o queixo...

1. É o país de maior área do planeta

Em um espaço que ocupa um nono da Terra e um terço do continente asiático, faz todo o sentido a Rússia também ser o nono país mais populoso, fazendo fronteira com 14 países. Mas você acredita que a área da Rússia é maior que a de Plutão? Enquanto o gigante país tem 17.098.246 km² de área, o simpático Plutão tem apenas cerca de 16.700.000 km².

2.Comemoram o Natal no dia 7 de janeiro
 

Até 1918, os russos seguiam o calendário juliano, que era usado desde o Império Romano. O calendário que indica o Natal como dia 25 de dezembro é o gregoriano, mas a Igreja Ortodoxa Russa não aceitou segui-lo! Então, religiosamente, o país segue datas diferentes das impostas pelo governo e, consequentemente, seu ano novo acontece no dia 13 de janeiro.

A comemoração segue uma tradição típica, e para eles, o dia 24 é como um dia normal, sendo a ceia apenas no dia 7 de janeiro do ano seguinte. O Papai Noel russo se chama Ded Moroz e é um pouquinho diferente do que estamos acostumados, porque traz presentes para as crianças no Ano Novo, e não no Natal. Além de ser acompanhado por sua neta, chamada de Snegurochka, que significa “pequena menina das neves”.

3. Possui a cidade habitada mais fria do mundo
 

Você já se imaginou vivendo em uma cidade que faz -50 graus Celsius? Pois o inverno de Oymyakon fica com essa temperatura, e mesmo assim, é ocupada por 500 habitantes. O centro urbano mais próximo dela fica a 800 quilômetros de distância e é uma das mais importantes cidades da Sibéria, chamada Yakutsk.
 

Ironicamente, Oymyakon significa “água não congelada”, mas seu solo é permanentemente congelado! A base de alimentação dos habitantes não possui vegetais, já que eles não conseguem crescer lá, e as escolinhas suspendem as aulas apenas quando as temperaturas estão abaixo dos -50ºC.
 

 4. Foi o primeiro país a ir para o espaço

Enquanto a Rússia ainda era parte da União Soviética, foi a pioneira na exploração espacial, com seus astronautas e tecnologia avançada. Suas conquistas foram apenas levar o primeiro satélite, o primeiro ser humano, a primeira nave e a primeira sonda ao espaço. Você já ouviu falar da cachorrinha Laika? Ela foi o primeiro ser vivo a orbitar a Terra, dentro da nave Sputnik 2 em 1957.

Essas ações foram aceleradas ainda mais pela Guerra Fria, quando a União Soviética disputava a influência mundial com os Estados Unidos. E por isso, um tentava superar o outro em quem conseguia evoluir mais na tecnologia espacial.

5. Tem o lago mais radioativo do mundo

Se você for visitar o país, nem pense em entrar no lago Karachay! Apesar de ser lindo, ele é considerado o lago mais poluído do mundo, após ter sido usado por anos como local de despejo de lixo radioativo. Na época, a União Soviética fazia testes de radiação e despejava todo seu resíduo na água. Por essa razão, o lago ficou submetido a uma radiação tão grande que se alguém der um mergulho hoje, pode ser envenenado em apenas uma hora!
 

6. Possui uma arquitetura muito bela

O Palácio de Inverno em São Petersburgo era a residência de inverno dos czares russos. Onze cidades russas receberão jogos, sendo Moscou o local de abertura e final do torneio. Essa cidade é conhecida por sua belíssima arquitetura, como da colorida Catedral de São Basílio e do Teatro Bolshoi. O lugar que mais recebe turistas da Rússia é São Petersburgo, e oferece passeios como o gigante Museu Hermitage, o Palácio de Inverno, a Fortaleza de São Pedro e São Paulo, entre outras atrações."(www.yazigi.com.br/)

                                          Palácio de Inverno/S. Petersburgo
                                           Museu de Hermitage

Nenhum comentário:

Postar um comentário