segunda-feira, 25 de junho de 2018

Audie Murphy - O verdadeiro Capitão América

A 2ª Guerra Mundial não teve apenas vilões como Hitler, Himmler e Mussolini, mas muitos heróis entre os Aliados e até mesmo entre os nazistas. Audie Murphy é considerado o verdadeiro Capitão América, que depois da Guerra virou astro de cinema.
 

"Primeiro ele tentou ser fuzileiro naval. Mas, com apenas 1,65 m de altura e magro, acharam-no pequeno demais. De fato, quem olhava para Audie Leon Murphy dificilmente adivinharia que ali estava o futuro soldado mais condecorado da história dos Estados Unidos. Seriam 32 medalhas por bravura em combate (e outras homenagens) nos 3 anos em que esteve no front.

Nascido em 1924 em uma numerosa e pobre família do Texas, Murphy trabalhava na colheita de algodão ao lado dos nove irmãos. Ao chegar aos 17 anos, mentiu que já era maior de idade para ser aceito no Exército – queria se alistar de qualquer jeito depois do ataque japonês a Pearl Harbor. Não convenceu e teve de esperar os 18. No treinamento, no qual o chamavam de “bebê”, era vítima constante das brincadeiras dos colegas. Até que chegou seu grande dia. Primeiro foi destacado para a África do Norte. Em 1943, chegou à Sicília (Itália) com a 3ª Divisão de Infantaria. E logo mostrou aos “grandões” do que era capaz. 


Ele foi enviado para o sul da França em 1944. Encontrou uma equipe de alemães que fingiram que estavam se rendendo e então atiraram no seu melhor amigo. Murphy perdeu a cabeça, matou todos alemães dentro da casamata e usou o armamento deles para matar qualquer alemão em 300 metros de raio, incluindo mais duas casamatas de metralhadoras e alguns atiradores.

O feito mais notável do pequeno soldado – agora segundo-tenente – se deu na gélida batalha de Holtzwihr (França), em janeiro de 1945. Seu pelotão fora quase todo dizimado. De 128 homens, restavam apenas 19. Murphy mandou seus companheiros para trás. E começou a atirar. 

Num ato de bravura Audie subiu em um M-10 destruído e pegou a .50, ficou quase uma hora atirando nos alemães mesmo tendo sido alvejado na perna, mas continuou sua luta solitária por mais 1 hora até o recuo do inimigo. Estima-se que, nos combates dos quais participou na Itália, na França e na Alemanha, tenha matado 240 nazistas. 

Audie ganhou 32 medalhas por bravura incluindo a Medalha de Honra, Purple Heart, Silver Star, Marksman Badge with Rifle Bar, Croix de Guerre da Bélgica e da França, Legion of Merit e a Purple Star. 

Voltou para casa sofrendo de estresse pós-traumático, com crises de depressão e insônia. Seus atos de heroísmo ficaram conhecidos do público. Também escreveu sua autobiografia: Até o inferno e de volta.  A banda Sabaton escreveu a música To Hell and Back baseado nos relatos de Audie.

O astro James Cagney, famoso por interpretar gângsteres violentos no cinema, viu a foto dele na capa da revista Life e o convidou para ser ator em Hollywood. Murphy aceitou e novamente se deu bem: fez 44 filmes em 25 anos, além de uma série de TV. Também escreveu poemas e canções. Morreu quando o pequeno avião em que viajava a trabalho bateu em uma montanha na Virgínia, em 1971."(https://super.abril.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário