sábado, 23 de junho de 2018

Curiosidades sobre a Islândia

A Copa do Mundo continua rolando na Rússia, enquanto isso é interessante conhecer algumas curiosidades sobre os países que estão participando desse evento global. A Islândia é um desses países que quase nunca ouvimos falar, então que tal além da torcida um pouco de História?
"Vulcão impronunciável

Quando entrou em erupção, em 2010, o Eyjafjallajökull expeliu tanta fumaça que fechou o espaço aéreo de diversos países europeus e provocou o cancelamento de mais de 100 mil voos. Mas ele não foi o terror só das empresas aéreas.
 

Sol da meia-noite

Por estar às margens do Círculo Polar Ártico, a Islândia, assim como qualquer lugar de altas latitudes, tem dias longuíssimos no verão e noites intermináveis no inverno. Na ilha, em junho, o sol se põe após a meia-noite e nasce logo depois, às 3h. Por isso, é normal as pessoas ficarem de óculos escuros o tempo todo

Fumacinha

Água quente é um padrão. Não porque o país é gélido, mas devido às fontes de águas termais, que se espalham por toda a ilha. Por isso, os spas, lagoas e piscinas aquecidas são muito comuns. É tanto potencial energético que 100% da eletricidade no país vem de fontes renováveis.

Terra pelada

Florestas são tão raras que uma piada local diz que para você sair de uma mata, basta ficar de pé. Mas as mudanças climáticas estão afetando isso. As temperaturas mais elevadas do planeta propiciaram o aumento de florestas. Se há cem anos elas praticamente não existiam, hoje cobrem 1,5% do território

Banquete bizarro

O Bóndadagur é um feriado para celebrar os maridos. Celebrada em data variável, de acordo com um antigo calendário islandês, a festa tem uma comilança braba. Esposas homenageiam os maridões com iguarias como tubarão fermentado, cabeça de ovelha e testículo de cordeiro. A Islândia também tem um dia dedicado às mulheres, no mês seguinte.
No dicionário

A Islândia é um país de músicos. Alguns se tornaram famosos no mundo todo, especialmente a cantora Björk. A maioria de seus sucessos é cantada em inglês, já que o islandês é uma língua para poucos. Mesmo assim, duas palavras desse idioma se internacionalizaram e ganharam versões até em português: saga e gêiser."(https://mundoestranho.abril.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário