domingo, 3 de junho de 2018

As Cidades Lendárias que foram Encontradas

O primeiro domingo de junho já amanheceu gelado na casa dos 14º C e agora já subiu um pouquinho, entretanto, o vento continua frio. Perfeito para ficar em casa e descobrindo notícias novas na web.

A arqueologia é simplesmente fantástica e pelo número de cidades consideradas lendárias, que foram descobertas recentemente muita coisa ainda virá à tona nos próximos anos.
 

"1 - Helike
 

Atlantis não foi a única cidade grega mística que desapareceu sob as águas. De acordo com os mitos, Helike teria sido destruída pela ira de Poseidon depois de um ataque de fúria. A cidade encontrava seu fim em 373 a.C., mas nunca foi considerada algo além de uma parábola até o fim da década de 80. Na ocasião, dois arqueólogos começaram a busca pela cidade perdida, que acabou encontrada depois de mais de uma década de trabalho.

Em suas descobertas, os arqueólogos descobriram que o desastre não foi exatamente obra de Poseidon, mas sim um terrível terremoto que destruiu a região. Com o rompimento do chão, a água tomou conta da cidade e a manteve escondida sob um lago resultado do terror devastador.
 

2 - Dvaraka
 

Para os hindus, Dvaraka é uma cidade sagrada e casa do deus Krishna. Os arquitetos dos deuses teriam construído a cidade sob ordem do próprio Krishan, que exigira construções de cristal, prata e esmeraldas, além de 16.108 palácios para suas 16.108 rainhas. No fim das contas, a cidade teria sido destruída numa batalha entre Krishna e o rei Salva.

Mesmo com toda a cara de mito religioso, a cidade foi buscada por explorados e especialistas, que encontraram ruínas de um local que se encaixava nas descrições. De fato, não havia 16.108 palácios de prata, mas tinha a estrutura da cidade antiga.

Acredita-se que Dvaraka tenha sido uma das mais antigas cidades construídas no mundo, há cerca de 9 mil anos.

3 - Grande Zimbábue
 

No século 16, exploradores portugueses ouviam histórias de um lendário castelo em terras africanas, mais especificamente na região em que hoje fica o Zimbábue. De acordo com os nativos locais, existia uma fortaleza de pedra de autoria desconhecida entre as árvores. Um dos exploradores escreveu que os locais acreditavam que a grandeza das construções indicava que ela havia sido feita pelo diabo, pois era impossível ser gerada pelo trabalho de um homem.

Por séculos, a terra conhecida como Symbaboe foi considerada apenas uma lenda, até que foi realmente encontrada no século 18. Exploradores descobriram um castelo gigante com muralhas de pedra de mais de 11m de altura. O castelo foi construído por civilizações africanas perdidas no tempo em 900 d.C. e contava com relíquias de todo o mundo - como moedas árabes, cerâmica persa e objetos chineses da dinastia Ming -, provavelmente conquistadas por meio de escambos e outras negociações.

4 - Xanadu
 

Quando Marco Polo voltou da China, umas descrições mais impressionantes do império de Kublai Khan envolvia o palácio de Xanadu. De acordo com o explorador, o palácio era feito de mármore e cercado por um parque de 26km repleto de fontes, rios, animais selvagens e mais de 10 mil cavalos brancos guardados num outro palácio dourado guardado por dragões.

A construção foi destruída pelo exército Ming em 1369, antes dos europeus conseguirem ver o palácio e, desde então foi transportada para o plano das lenda e exageros históricos. Porém, o palácio acabou sendo realmente encontrado e foi possível perceber que Marco Polo não estava forçando a barra. Mesmo os dragões que o explorador descreveu estavam lá, na forma estátuas sobre pilares.
 

 5 - Sigiriya
 

No século 5, o rei Kassapa construiu seu palácio no topo de uma rocha de 200m de altura, no Sri Lanka, mas não viveu ali por muito tempo. Logo depois do fim da construção, seu irmão Mogallana atacou o local e conquistou o castelo, que foi abandonado e deixado para trás como monumento. Com o passar dos anos, se tornou posto militar e monastério budista, até que ficou esquecido no tempo.

O castelo foi encontrado depois que arqueólogos europeus começaram a buscar sua real localização. Na entrada, havia um leão gigante guardando a porta, enquanto do lado de dentro foram encontrados cômodos mais incríveis do que os escritos pelas lendas. O castelo foi considerado tão singular, que a UNESCO o declarou a oitava maravilha do mundo."(https://www.fatosdesconhecidos.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário