quarta-feira, 27 de junho de 2018

O Mundo e o Brasil em 2002

Em alguns dias, a seleção brasileira irá completar 16 anos do campeonato mundial de futebol em 2002 na Ásia, ou seja, quando foi Pentacampeão. A Era FHC, 1995-2002, estava chegando ao fim e Luis Inácio Lula da Silva e o PT iniciava seu mandato de 13 anos... E todos já sabemos o que aconteceu... Dizem que o brasileiro tem "memória curta", mas a HISTÓRIA existe para quem sofre desse "mal".

Novamente a "alegria" está no ar: bandeiras, camisas, músicas, todo o país ligado no futebol.! É sempre bom lembrar, que as "coisas ruins" acontecem enquanto todos estão festejando os gols da seleção. E este é também um ano de eleições, então, não custa nada ficar atento aos canais de notícias sérias, pois quando a "alegria" passar, vem a "tristeza".

 "O ano de 2002 foi marcado pelo agravamento da crise econômica na América Latina, a realização de novos grandes atentados contra civis e uma grande mudança política no Brasil.
 

O ano começou com a introdução do euro em 12 países europeus e contou com o quinto campeonato mundial brasileiro no futebol, a realização da conferência sobre desenvolvimento sustentado em Johanesburgo e termina com uma nova crise envolvendo
Estados Unidos e Iraque.
   
 A crise entre Washington e Bagdá e sua mediação pela ONU deverão marcar o início de 2003, já que a perspectiva de um novo conflito militar continua presente.
Para os brasileiros, o novo ano será marcado pelo início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, cuja eleição foi um marco na história brasileira. 

Leia a seguir uma relação dos principais acontecimentos que marcaram o ano de 2002.

Janeiro

29 - Em discurso ao Congresso, o presidente americano, George W. Bush, apresenta o seu "eixo do mal", composto por Irã, Iraque e Coreia do Norte, países que supostamente desenvolvem armas de destruição em massa e financiam grupos extremistas. Ele anuncia que os Estados Unidos irão fazer de tudo para evitar ataques semelhantes aos do 11 de Setembro.
 

Março
 

24 - Os atores negros Halle Berry and Denzel Washington ganham o Oscar nas categorias de melhor atriz e melhor ator. Foi a primeira vez que uma negra venceu nessa categoria em 74 anos de existência do prêmio.
 

Abril
 

01 - Israel inicia o que passou a ser considerada uma das maiores ofensivas palestinas na Cisjordânia, depois que um ataque suicida em um restaurante na cidade israelense de Haifa deixou 17 mortos. A operação continua por muitos dias, com suspeitas de um massacre de palestinos no campo de refugiados de Jenin.
 

Maio

31 - Começa mais uma edição da Copa do Mundo, a primeira a ser realizada na Ásia. Coréia do Sul e Japão são os anfitriões.

Junho

30 - A Seleção Brasileira vence a Alemanha por 2 a 0 na final da Copa do Mundo, em Yokohama, no Japão, e conquista o pentacampeonato. Depois da convulsão e da atuação ruim na final da Copa de 1998 e vários anos de contusões e cirurgias, o atacante Ronaldo se recupera e é a estrela da equipe. Ele marca os dois gols da vitória e é o artilheiro da competição."

Nenhum comentário:

Postar um comentário