quarta-feira, 22 de março de 2017

D. Leopoldina - A História não Contada, O Livro

 A História do Brasil é rica em detalhes que os alunos desconhecem, pois nos livros didáticos só se conta a História dos homens e as mulheres quase não são mencionadas.

Este ano comemora-se o bicentenário do noivado de Dona Leopoldina e Dom Pedro I e será celebrado com uma série de eventos na cidade. Na manhã de 10 de abril, haverá missa com a presença de membros da família real do Brasil no Outeiro da Glória no Rio de Janeiro. 

E por uma incrível "coincidência" no dia 22/3, hoje,  estreia na TV Globo a nova novela das 18:00 horas - Novo Mundo. O ponto de partida da novela é a vinda de Leopoldina, arquiduquesa austríaca, ao Brasil para conhecer seu marido, D. Pedro .

Nascida em Viena, no ano de 1797 e falecida no Rio de Janeiro em 1826, foi a primeira imperatriz do Brasil. Seus pais foram Francisco 1, da Áustria e D. Maria Isabel de Bourbon Nápoles. Ela era cunhada de Napoleão Bonaparte. Em 13-5-1817, por procuração, casou-se com D. Pedro de Alcântara, filho de D. João VI e herdeiro do trono do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve. 

As comemorações já começaram com o lançamento do livro do pesquisador Paulo Rezzutti no dia 20/3/2017.
 
 "Depois de desmitificar a figura de D. Pedro, a coleção “A História não Contada” apresenta a imperatriz D. Leopoldina. Conhecida no imaginário brasileiro como o vértice frágil do mais célebre triângulo amoroso da história do Brasil, Maria Leopoldina sofreu diante do escândalo que foi o relacionamento do marido com Domitíla de Castro, a futura marquesa de Santos. 

Mas sua trajetória revela muito mais do que a mulher traída à luz do dia. Nascida na Áustria, culta e refinada, ela deixou a Europa em 1817 para uma aventura transatlântica e se tornou uma estrategista política fundamental no processo de Independência. 

A biografia de Leopoldina, no entanto, ainda parece distante da maioria do povo brasileiro. Sua figura complexa e carismática, sua vida intensa e breve, sua combinação de temores e coragem, força e fragilidade, são nuances reveladas e descritas pelo escritor e pesquisador Paulo Rezzutti nesta história não contada. 

O livro inclui ainda um caderno de imagens inéditas e parte de documentos originais para relatar as reflexões, crenças e angústias da primeira imperatriz do Brasil."


Nenhum comentário:

Postar um comentário