domingo, 5 de março de 2017

Escola Sesc de Ensino Médio do Rio de Janeiro

Neste domingão  o sol brilha e uma brisa sopra no ar já com cara de outono. Há pouco lia o Jornal A Gazeta e encontrei notícias sobre a educação no Brasil, então me lembrei que as férias terminaram e já tempo de prestar mais atenção as noticias de minha Área.

A polêmica das escolas em tempo integral e as reformas do Ensino Médio estão "na boca" de todos os pais, estudantes e professores no Brasil. Entretanto, poucos realmente buscam que tipo de mudanças são essas e como afetará a vida dos estudantes nos próximos anos.

O  Ensino Médio Inovador trabalhado no Liceu Cuiabano é uma proposta que adaptamos depois de conhecer a Escola Sesc de Ensino Médio do Rio de Janeiro em 2010, que por sua vez foi montada exatamente igual a um internato High School dos Estados Unidos.

Quando estávamos lá nós fomos tratados como alunos eu me senti numa High School ou Universidade americana, pois as regras são exatamente iguais: três alunos de estados diferente em cada apartamento. Nas Casas como eles chamam, aí me senti em Hogwarts, os meninos não entram nas Casas das meninas  sem permissão dos monitores.

Os banheiros não ficam nos quartos, tem lavanderia, geladeira e até uma pequena cozinha, caso alguém queira fazer um chá ou café. Na Sala de Convivência tem um telefone fixo para falar com os pais e uma TV bem grande para assistir filmes, jornais ou novelas.

Todos tomam o café da manhã às 7:10 horas num restaurante, onde não é permitido levantar para conversar com os colegas e amigos de outras Casas e novamente me senti em Hogwarts, e  às aulas das 7h30 até as 16h45, com uma hora de almoço. As atividades só são encerradas às 21h30, quando todos se recolhem para seus apartamentos. Meia-hora depois, as luzes se apagam. E nos apartamentos possuem sensor de movimento, pois se alguém estiver acordado o monitor aparece para saber o que está acontecendo.

As salas possuem somente 15 alunos e os armários ficam nos corredores para guardar o material escolar e o notebook, uma vez que não é permitido utilizá-lo fora do horário das atividades. Os alunos usam uniformes, diferença das high school americanas, e quando vão sair para as aulas de campo o professor é quem assina o formulário de saída.

É claro que no Liceu Cuiabano pela intensa procura por vagas não podemos nem pensar em ter 15 alunos por sala, mas criamos o sistema de cada professor ter sua sala decorada ou não a seu gosto; os alunos é que trocam de sala; temos os laboratórios de biologia, química, física; de informática; uma biblioteca simples e pequena; um anfiteatro maravilhoso; quadra coberta e campo de futebol; banda de percussão premiadíssima no Brasil; 1.000 horas de aula na matriz curricular; regras disciplinares bem definidas; uniforme para identificar os alunos; câmaras de vídeos nos corredores; rádio nas salas; datashow nas salas; ar condicionado e as oficinas que numa Escola de tempo Integral acontece no período vespertino, em nosso Liceu acontece as sextas- feira de 11 às 12 horas.

E sim, nossos alunos são aprovados no ENEM e cursam as Universidades Federais;  através do Prouni e do Fies, Unemat e IFMT. Como escola pública temos uma ensino de excelência, só falta o governo nos valorizar como merecemos.!
"Alguns podem não saber, porém, o Rio de Janeiro conta com uma escola de ensino médio de excelência inteiramente gratuita. Trata-se da Escola SESC de Ensino Médio, situada entre o bairro de Jacarepaguá e a Barra da Tijuca, que recebe alunos de todo o Brasil interessados em seu ensino em uma área de 59 mil m². Foi Inaugurada em 2008 e atende a cerca de 500 jovens de várias regiões do país, oferecendo educação integral.
A ESEM, mantida pelo SESC, é uma inovação completa. O campus é inteiramente informatizado, com internet wireless e diversos computadores. Os alunos residem na própria ESEM, retornando aos seus estados de origem em datas especiais, e recebem assistência médica e odontológica e laptops em sistema de comodato, além da hospedagem.

                                       Residência dos Professores
O ensino na ESEM é integral e os alunos se formam tendo conhecimentos profundos a respeito do currículo do ensino médio, da língua inglesa e da tecnologia. Como se já não bastasse isso, são oferecidos ainda cursos técnicos.
As turmas, que não ultrapassam o número de 15 alunos,e sim eles possuem armários nos corredores para guardar o material escolar,  facilitando a absorção dos conhecimentos e a qualidade das aulas, são subsidiadas pelo Departamento Nacional do SESC, o Serviço Social do Comércio. Vale ressaltar ainda que os professores também residem na ESEM, o que intensifica muito a interação entre o alunado e o professorado.
O horário integral é praticado na ESEM, onde os alunos podem usufruir, além das aulas, de atividades interdisciplinares extraclasse em diversos ambientes internos e externos, dos quais dispõe a ótima infraestrutura do local, que conta com restaurante, teatro com 600 lugares, biblioteca com 40 mil volumes, ginásio coberto, quadras poliesportivas, piscina semi-olímpica, campo de futebol, sala de dança e ambientes para ginástica e musculação.
Os alunos também participam do Torneio das Casas, lá eles também chamam de Casas seus apartamentos.
Os noteboos são exclusivamente para estudar e nunca levam para os quartos.

O processo seletivo é feito através de provas e entrevistas com os candidatos e com os pais destes. A preferência é dada aos estudantes de escolas públicas, que, supostamente, teriam mais dificuldade para conseguir estudar em uma Escola de excelência como a ESEM, mas que fosse paga. A Escola recebe anualmente 160 novos alunos e o foco são os jovens talentos."(diariodorio.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário