sexta-feira, 31 de março de 2017

Os 13 Porquês, O Livro

A Netflix continua nos surpreendendo com suas Séries originais e hoje começa Os 13 Porquês. Eu sempre recomendo a leitura dos livros, pois ali é possível perceber todos os detalhes da trama. E pelo jeito a Série também vai dar o que falar.

"Os 13 Porquês não é um livro famoso, lançada em 2009, o título começou a chamar a atenção agora, oito anos após sua publicação. O motivo é bem simples, a Netflix estreia hoje a Série adaptada dessa complexa obra e sua premissa diferente caiu rapidamente no gosto do público.

Jay Asher foi simplesmente genial nessa obra. Através de uma narrativa dupla, que vai das reações de Clay para os relatos de Hannah nas gravações, somos levados por dois pontos de vista da mesma história, que apenas reforçam os pontos pesados da trama. Hannah analisa a fundo tudo que começou a incomodá-la, até chegar ao ponto de decidir tirar sua vida, mostrando como até mesmo a menor e mais inocente atitude pode prejudicar os envolvidos. 


Os 13 Porquês é um livro profundo, que critica o bullying e os maus tratos que os adolescentes sofrem dos colegas. Tudo começa com um boato, deixando no começo a narrativa bem amena, mas conforme os relatos avançam, as situações vão ficando mais graves até chegar ao ponto de chocar até mesmo o leitor mais maduro. A linguagem, que até então era voltada para o juvenil, amadurece drasticamente, dando outro tom à obra.

O livro pode ser considerado didático, pois apresenta situações tão cotidianas, no início, que ensina como devemos ter cuidado em como tratamos os outros. Por outro lado, a obra foca em como ninguém quer lidar com a depressão, conforme vemos o desenrolar dos acontecimentos, percebemos que a maioria dos conhecidos fingiam não ver os sinais de que Hannah estava pensando em suicídio, ou simplesmente não sabiam como lidar com essa situação. Isso reforça o quanto o assunto é pouco divulgado e precisa ser discutido."(www.thunderwave.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário