sábado, 25 de março de 2017

Dia de Ler Tolkien

E o tão esperado 25 de março chegou e como em todos os anos já iniciei minhas leituras coroando com a maratona dos filmes da Saga O Senhor dos Anéis e O Hobbit. No mundo todo os leitores desse "Senhor da Fantasia" estão com uma obra nas mãos e aqui no Brasil não é diferente.

É uma pena que aqui em Cuiabá não exista um atuante Clube da Leitura de Tolkien ou de qualquer outro autor como em outros estados do Brasil.  Eu tenho inúmeros alunos que são excelentes leitores, entretanto,  nenhum deles ousa criar um Clube onde a fantasia, magia e aventura possam ser compartilhadas e discutidas cotidianamente. Quem sabe ainda terei o prazer de participar de um grupo onde possamos trocar ideias sobre os livros do mais amado Senhor da Fantasia de todos os tempos.

Este poema que apresenta Aragorn é um dos meus favoritos:

“Nem tudo o que fulgura é ouro
Nem todos os que vagueiam estão perdidos;
O velho que é forte não murcha,
Raízes profundas não são atingidos pela geada.

Das cinzas um fogo deve ser acordado,
A luz das sombras brotará;
Renovada será a lâmina que estava quebrado,
O sem coroa novamente será rei.”

"O "Dia de Ler Tolkien" (ou Tolkien Reading Day) é uma iniciativa proposta pela Tolkien Society em 2003 para que fãs se reunissem no dia 25 de Março, data da destruição do Um Anel e da derrota definitiva de Sauron, para ler e discutir qualquer trecho da obra tolkieniana segundo um tema predeterminado -- para 2017, o tema é Poesia e Canções na Ficção de Tolkieniana. Estes encontros são realizados simultaneamente no mundo todo e há um incentivo especial para que bibliotecas, livrarias e grupos literários, tolkienianos ou não, os organizem a fim de incentivar e popularizar a obra de Tolkien.

Para a roda de leitura, todos são incentivados a escolher uma ou mais canções ou poemas ou, forçando um pouco, até mesmo um trecho em prosa que faça referência ou discuta suas influências. Para evitar repetições dos mesmos trechos, fica também a sugestão de escolher mais uma ou duas alternativas, mas mesmo trechos coincidentes pedem bons debates quando há interpretações distintas."(ocapr.conselhobranco.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário