segunda-feira, 27 de março de 2017

Ponce de León - Um Navegador Espanhol

Viver jovem para sempre era um desejo da maioria dos reis durante a Idade Moderna. Encontrar a "fonte da juventude" foi um dos motivos de Ponce de León partir com os navegadores do Séc. XVI.  

A Fonte da Juventude é uma lenda greco-romana que foi apropriada pelo Renascimento europeu no século 16. Na mitologia, a fonte da juventude é um rio que saía do Monte Olimpo e passava pela Terra. 

Muitos acreditam que o explorador tenha encontrado a fonte na Flórida – região rica em águas minerais. Em sua homenagem, foi criado o Parque Nacional da Fonte da Juventude, em Saint Augustine – cidade situada na primeira costa a ser colonizada por europeus

"Juan Ponce de León, explorador  espanhol da América, foi o primeiro europeu a visitar a Flórida. Ele ficou famoso também por sua busca pela lendária Fonte da Juventude.

Ponce de León nasceu em cerca de 1460, na província espanhola de León. É provável que tenha acompanhado Cristóvão Colombo  na viagem de 1493 à América. Em 1502, ajudou a conquistar a ilha Hispaniola, no Mar do Caribe. Em 1508, fundou a primeira colônia  europeia em Porto Rico. Em 1509, tornou-se governador da ilha.

Em março de 1513, Ponce de León deixou Porto Rico para continuar a exploração de novas terras. Acredita-se que ele estivesse à procura de uma ilha   na qual, dizia-se, existia uma nascente cuja água mantinha as pessoas sempre jovens. Em abril de 1513, Ponce de León desembarcou na América do Norte, acreditando que havia chegado a uma ilha. Ele deu à nova terra o nome de Flórida.

Ponce de León aportou próximo da atual cidade de Saint Augustine, no nordeste da Flórida. Sem encontrar a nascente que buscava, viajou para o sul, ao longo da costa. Explorou as ilhas hoje conhecidas como Florida Keys e atingiu o litoral oeste do estado. No trajeto, descobriu a corrente do Golfo, corrente oceânica de águas quentes que se desloca para o norte.

Ponce de León retornou à Espanha  em 1514. O rei deu-lhe permissão para colonizar as áreas que havia encontrado. Em 1521 ele voltou à Flórida, onde foi ferido em confronto com nativos da região. Levado pelos companheiros para Havana, em Cuba,  morreu em consequência dos ferimentos sofridos"( escola.britannica.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário