sexta-feira, 21 de abril de 2017

High School no Chile

O feriado de Tiradentes e fundação de Brasília, amanheceu frio depois da chuva de ontem. A temperatura está agradável e convidativa para uma leitura, um café quentinho e uma música suave.

As discussões sobre a aprovação da Base Nacional Comum Curricular ainda vai dar "muito pano para manga";  "a terceira versão da BNCC não traz determinações para o Ensino Médio, já que esta etapa está sendo reformada. A previsão é de que o texto referente ao Ensino Médio seja enviado no segundo semestre de 2017." Eu prefiro aguardar  os resultados realizando minhas leituras sobre o funcionamento do Ensino Médio em outros países.

E hoje vamos conhecer o Ensino Integral do Chile. Melhor colocado no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) nos últimos três anos, o Chile pode ser considerado um modelo de educação na América Latina. 

A educação em tempo integral, oferecida em cerca de 85% das escolas chilenas é um dos fatores responsáveis pelo sucesso do País.

E como sempre o que me fascina são os uniformes, mesmo sem a elegância dos ingleses as gravatas e os blazers são um charme!

"Somente o Chile possui uma das opções de ensino médio que se assemelha ao do Brasil, onde todo o aluno precisa cursar obrigatoriamente 13 disciplinas independente de seus interesses e vocações. No entanto, no Chile há outras duas opções de ensino médio, uma voltada ao ensino profissional e outra às artes. 

Tem quatro anos de duração, em tempo integral. O aluno tem três opções de curso:


- ensino médio científico humanista (EMCH): do primeiro ao quarto ano há matérias básicas assim como no Brasil;


- ensino médio técnico-profissional (EMTP): nos dois primeiros anos há as matérias básicas e nos dois últimos, o aluno escolhe matérias equivalentes a curso técnico;


- ensino médio artístico (EMTA): nos dois primeiros anos há as matérias básicas e nos dois últimos, o aluno escolhe matérias voltadas às artes.



As disciplinas obrigatórias são: matemática, linguagem e comunicação, compreensão ambiental, química, inglês, física, educação física, história e ciências sociais, artes visuais, música e educação tecnológica (podem ocorrer algumas variações)."(g1.globo.com)
 

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