quinta-feira, 6 de abril de 2017

Supernatural: Colônia de Roanoke

E a 12ª Temporada continua nos emocionando como nos últimos 11 anos. Pela sinopse o episódio 12x17, “The British Invasion", terá muita ação com a participação da Família Winchester e novas emoções.

Esta semana eu estava preparando minhas aulas sobre a Colonização Inglesa na América, séc. XVII, e deparei-me com a História da  Colônia Perdida de Roanoke que era formada por um grupo de colonos ingleses que desapareceram sem deixar rastro da ilha de Roanoke, na Carolina do Norte, em algum momento entre 1587 e 1590.

A única coisa que ficou para trás foi a palavra "CROATOAN" gravada numa estaca da cerca, ou como  alguns textos dizem, em uma árvore.
Mais de 400 anos depois, o desaparecimento dos colonos de Roanoke continua a ser um
dos enigmas mais desconcertantes da história americana. E ao longo dos anos surgiram inúmeras teorias da conspiração sobre esse desaparecimento.

"Em 2012, o Museu Britânico encontrou um mapa feito por White, em que ele indicou a existência de uma fortaleza na ilha. Os pesquisadores então foram ao local e encontraram diversos artefatos datados do século 16, desde ferramentas de metal a peças de cerâmica e espadas.

 A prova da presença dos colonos na fortaleza somada à inscrição da palavra na árvore fez com que os especialistas concluíssem que os habitantes levados para a ilha de Roanoke por John White realmente se misturaram aos índios Croaton e se espalharam pelo território."

Mesmo com esse achado muitos pesquisadores continuam trabalhando na solução definitiva desse mistério centenário. E enquanto isso não acontece é uma das lendas mais famosas que se conhece.

Eu perguntei aos alunos que já haviam ouvido falar dessa lenda e não houve manifestação de que algum dia eles tenham ouvido falar desse assunto. 

Mencionei a literatura, filmes, games e me lembrei de alguns episódios de Supernatural onde foi mostrada a lenda e a criatividade dos roteiristas é maravilhosa. Então, decidi postar em quais episódios essa lenda é apresentada na Série quem sabe alguém se interesse em saber mais sobre esse assunto.

No episódio 2x9 - "Croatoan" - Sam vê "Croatoan" entalhado em um poste, lembrando-lhe da colônia de Roanoke que fora exterminada misteriosamente na época da colonização dos Estados Unidos.
 
 
 No episódio 5x4 - "The End" - Dean é levado ao futuro (ano de 2014) por Zachariah, para ver a consequência de sua insistência em rejeitar Miguel. O vírus Croatoan se espalhou pela terra. Nesse futuro, Sam mata Dean e Lúcifer vence.

No episódio 5x20 - "The Devil You Know" -  O vírus não é mais que o concretizar do futuro visto por Dean.  Os Demônios, sob o comando ou ordens da Peste, estão a desenvolver o vírus Croaton  para o espalhar pela humanidade.










Nenhum comentário:

Postar um comentário