sexta-feira, 7 de abril de 2017

Parque Tia Nair

A História de Mato Grosso é muito interessante e por isso precisamos conhecê-la. E nada como uma pesquisa sobre os parques e praças da cidade de Cuiabá, para despertar o desejo de valorizar nossa Capital.
 

Nossa alcunha de "cidade verde" há muito tempo não existe mais, entretanto, os antigos "Largos" possuem História incríveis e meus alunos estão imbuídos em desenvolvê-la através de seus vídeos. O mais novo cartão postal da cidade é o Parque Tia Nair que foi inaugurado em 9 de dezembro de 2015, sendo o único que funciona durante à noite.
 

"O empresário Orlando Nigro, é o proprietário da área onde está instalado o Parque Municipal Tia Nair, no Coxipó. A área total tem 14 hectares e sua utilidade é a preservação ambiental, bem como a prática de lazer e esporte.  
O Parque Tia Nair, localizado em frente ao Residencial Alphaville, entre o Jardim Itália e os bairros Renascer e Santa Inês, é fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público, através da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente.  
Parque Tia Nair foi entregue a população Cuiabana em 15 de Dezembro de 2007. O local facilita a prática de esportes, como corridas e caminhadas, com pista de saibro, material que diminui o impacto físico em caminhadas e corridas.

O nome do Parque Tia Nair é uma homenagem à tia-avó (já falecida) do empresário de Turismo de Mato Grosso, Orlando Nigro. Nair foi uma figura importante da sociedade e, em vida, expressou o desejo de construir uma obra em prol da comunidade cuiabana."(www.camaracba.mt.gov.br).
 

"Para o prefeito Mauro Mendes, o parque será o mais novo cartão postal da cidade. “É o primeiro parque com concepção noturna e garantia de total segurança para que as famílias possam aproveitar para praticar esportes, inclusive radicais, e curtir diversas atrações, relaxar e descansar”, disse.  
A área total do parque foi ampliada em 43%, passando a ter 20 hectares, e o local ganhou pistas de caminhada e ciclismo, ambas com drenagem, para evitar alagamentos. A lagoa que está dentro do parque contará com ilha, cascata de três metros de altura, pedalinho e tirolesa, que será entregue em janeiro.  
A população também poderá aproveitar de academia coberta, parquinho infantil e 400 vagas de estacionamento. O parque ganhou o espaço cultural “Memorial dos Bandeirantes”, que abrigará exposições contando a história de fundação de Cuiabá. Há ainda a construção de um restaurante, cuja administração será licitada para que uma empresa assuma a concessão.  
O secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, contou que o espaço ganhará iluminação diferenciada e jardinagem especial. “A iluminação fará com que o parque fique ainda mais valorizado no período noturno. Todas as palmeiras terão lâmpadas de LED que garantirão uma visão ainda mais bonita, com gramado e jardinagem ao redor de toda a lagoa”, explicou."(odocumento.com.br)












Nenhum comentário:

Postar um comentário