terça-feira, 25 de abril de 2017

Universidade de Coimbra e suas Tradições

Eu estava lendo sobre o Ensino Superior em Portugal e me surpreendi que eles agora estão aceitando as notas do ENEM/Brasil para quem desejar estudar lá. É claro que querer nem sempre é poder. Mesmo a nova leva de pessoas da classe média que estão deixando o Brasil para viver lá, somente os muito ricos conseguem pagar uma Universidade.

A universidade de Coimbra é paga. O custo da mensalidade gira em torno de 700 euros (R$ 2,1 mil). Já as despesas incluindo alimentação, transporte e moradia gira em torno de 1.358 euros, o equivalente a R$ 4,2 mil por mês. Bem, mas seria maravilhoso estar num ambiente medieval e repleto de tradições.

A  universidade está  localizada na cidade de Coimbra, em Portugal. Composta por 3 polos, 8 faculdades e 18 museus, a instituição conta ainda com o Jardim Botânico e um Estádio Universitário.

A sua história remonta ao século seguinte ao da fundação da nação portuguesa, dado que  dado que foi criada a 1° de março de 1290, quando o rei D. Dinis I  assinou em Leiria  o documento Scientiae thesaurus mirabilis, criando a universidade, o qual foi intermediado e confirmado pelo Papa. Fixada definitivamente em Coimbra em 1537, sete anos depois todas as suas faculdades se instalam no antigo Paço Real da Alcáçova (denominado Paço das Escolas após a sua aquisição pela Universidade de Coimbra em 1597).

Organizada em oito faculdades,  de acordo com uma variedade de campos de conhecimento,  a universidade oferece todos os graus acadêmicos em arquitetura, educação, engenharia, humanidades, direito, matemática, medicina, ciências naturais, psicologia, ciências e desporto.
É uma Universidade maravilhosa e conhecida pelos uniformes que remonta ao Séc. XVI. Quando eu postei sobre a Livraria Lelo e Irmão em 2016, já tinha escrito sobre isso. E se você achar que essas fotos são de Hogawarts foi de lá que a J.K. Rowling tirou a ideia para os uniformes da Saga Harry Potter.














"Capa e Batina em Portugal  é considerado o uniforme  acadêmico do estudante da Universidade de Coimbra. Deriva das vestes eclesiásticas e, desde sempre, é composto pela batina e capa.

[…]

A “capa e batina”, também apelidado de “traje acadêmico” nas Universidades do país (à exceção de Coimbra no qual se mantém o nome “capa e batina”), é composto por uma batina, que foi reduzida a uma casaca (copiada das vestes burguesas), colete, gravata preta, camisa branca, calças simples, sapatos simples, e por uma capa, que deverá tocar no chão, quando colocada sobre os ombros, sem dobras.

Esta é a indumentária reservada aos homens, que também podem usar um gorro simples, sem borla. As senhoras, em vez da batina, usam um casaco pela cinta, uma camisa branca, uma saia travada e abaixo do joelho, meias compridas, pretas e não opacas, sapatos pretos e clássicos, e uma capa igual à dos homens.

As origens do traje acadêmico masculino remontam ao Séc. XVI,   embora o atual modelo provenha das vestes burguesas de finais do século XIX e inícios do XX, quando estas substituíram o traje talar."
 Uniforme dos Professores também segue a tradição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário