sexta-feira, 28 de abril de 2017

O Castelinho da Rua Apa

No mundo todo existem lendas urbanas e no Brasil também. Enquanto aqui não existe visitas guiadas aos lugares assombrados, muita gente costuma pagar vultuosas quantias  para visitas na Europa e  Estados Unidos.

O famoso Castelinho da Rua Apa em S. Paulo foi restaurado e entregue à uma ONG e resta saber se os fantasmas que viviam lá "sumiram" e vão deixar os novos donos realizarem suas ações solidárias.

"O Castelinho da Rua Apa, como é conhecido o imóvel famoso pelas crônicas dos jornais da década de 30, que estava abandonado há 50 anos, foi totalmente reformado. A entrega do prédio restaurado, financiado pelo FID – Fundo Social de Interesses Difusos da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, foi feita pelo governador Geraldo Alckmin no último dia 6 de abril/2017.

O Castelinho da Rua Apa tem importância arquitetônica e histórica para a cidade de São Paulo e, por essa razão, foi tombado pelo Patrimônio Histórico. Localizado na Rua Apa, esquina com a tradicional Avenida São João, o imóvel foi construído no início Século XX e ficou conhecido devido a um trágico acontecimento.  

Famoso nas crônicas policiais, o caso envolveu o assassinato, na década de 1930, não totalmente esclarecido, de todos os integrantes de um tradicional família paulista. Desde então, ganhou fama de mal assombrado.  


A Lenda Urbana mais famosa de S. Paulo  

"Nele habitavam Maria Cândida Reis e seus filhos, Armando e Álvaro.Conhecidos, conceituados, milionários.
 

No dia 12 de maio de 1937, os corpos de mãe e filhos são encontrados no interior do imóvel. Haviam sido mortos a tiros.
 

O caso rendeu manchetes durante vários dias nos principais jornais de São Paulo: Quem matou a família Guimarães dos Reis? - o mistério eletrizava a população da cidade.
 

Segundo a versão da polícia, o boêmio e Álvaro tinha a ideia de transformar o Cine Broadway, de propriedade da família, em ringue de patinação. Seu irmão, o advogado Armando, era contra. Teria havido uma discussão. Um dos irmãos saca uma arma e dispara contra o outro. A mãe, ao ver a briga, corre para se interpor entre os dois, mas também é atingida. O atirador, desesperado, resolve dar fim à própria vida.
 

A polícia nunca descobriu qual dos irmãos seria o assassino. A população nunca se convenceu da história dos policiais.
 

Da sua história de tragédia, o Castelinho já faz parte de contos de lendas urbanas de São Paulo, com pessoas que dizem ouvir e ver coisas no local.
 

Outras dizem passar mal ao entrar no local. Desde o crime, dizem que ninguém consegue morar mais ali.

 Maria Eulina (Fundadora do Clube de Mães do Brasil) também relatou ter presenciado eventos sobrenaturais, como a presença de um rapaz dentro do castelinho, além de sentir que o lugar possui uma energia negativa, que inclusive a impede de conseguir interessados em restaurá-lo.


Seria obra dos atormentados espíritos que insistem em permanecer no local?


José Mojica Marins filmou nas dependências do castelinho, e sofreu um princípio de acidente, o que levou os bombeiros a derrubarem todo o assoalho do andar superior da construção. Teria o temível Zé do Caixão sido vítima dos espíritos que ali se encontram?


Pessoas que, durante a madrugada, atravessam defronte ao local, relatam ouvir choros e sons como o de correntes sendo arrastadas, vindos do interior da construção. Verdade ou obra de uma imaginação fértil?"(netleland.net)
                                            Antes da Reforma

Nenhum comentário:

Postar um comentário