segunda-feira, 26 de junho de 2017

20 Anos do Livro Harry Potter e a Pedra Filosofal

E lá se vão 20(vinte) anos do primeiro livro da Saga Harry Potter. Eu já disse que virei fã por influência de minha colega química, a profª Ana Paula e depois de ler o 3º livro emprestado dela, providenciei o restante até completar a coleção. 

Como toda fã possuo os livros, dvds e tudo que lembra essa Saga maravilhosa. Muitos me olham de forma "esquisita" quando digo que sou fã e os alunos adoram, pois eu também participo do universo literário deles.

Todos que me seguem ou visitam sabem que aqui já postei vários ítens sobre o Universo Harry Potter e estou antenada com qualquer novidade sobre a mesma. É impossível ficar alheio a um fenômeno literário que mesmo tendo passado 20 anos do lançamento ainda consegue nos emocionar.! 

E hoje, no mundo todo as notícias sobre os 20 anos do livro 1 estão nas redes e memórias dos fãs dos anos 1997 e os mais recentes. Quem ainda não conhece esse Universo incrível, seja muito bem vindo.!


"Duas décadas de magia. Parece que foi ontem, mas, num passe de mágica, a saga Harry Potter está completando 20 anos de lançamento. Em 26 de junho de 1997, a britânica J.K Rowling saía do anonimato ao lançar “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, uma das séries juvenis de maior sucesso de todos os tempos. De lá pra cá, a saga ganhou as telonas, registrando sua marca na cultura pop mundial.


Desenvolvido em meados dos anos 90, o primeiro livro da saga de fantasia surgiu de uma ideia que a autora teve durante uma viagem de trem rumo a Londres. Durante o período de cinco anos, J.K se dedicou à criação de todo o universo que envolve a história. Diversos fatores relacionados aos acontecimentos descritos no livro estão intimamente ligados à vida da autora, como a morte de sua mãe. De acordo com Rowling, a consequência do acontecimento manifesta-se no fato de Harry ser órfão e ao tratamento dado ao tema “morte” em todos os seus livros.

A autora relata que escreveu boa parte da obra num café de seu cunhado, no Reino Unido. Após a conclusão do livro, em 1996, J.K Rowling procurou diversos agentes literários e editoras, porém, todos se negaram a publicar o manuscrito. Doze recusas depois, ela conseguiu o apoio de uma pequena editora de Londres chamada Bloomsburry Publishing. Na época, o diretor da editora aceitou lançar o livro devido a sua filha, uma menina de oito anos, que leu o primeiro capítulo e quis saber como continuava. Era um sinal do apelo ao público pela obra.

Inicialmente, a editora sugeriu o nome “Harry Potter e a Escola de Magia”, mas Rowling não quis. Mesmo assim, a edição francesa do livro acabou sendo publicada com esse título. A tiragem inicial de quinhentas cópias foi publicada em junho de 1997, em sua maioria, em bibliotecas. A obra recebeu algumas críticas favoráveis. 

Nos EUA, o título foi mudado para “Harry Potter e a Pedra do Feiticeiro”, pois a editora acreditava que a palavra “filosofal” daria a impressão de que o livro falava sobre temas filosóficos. Por lá o lançamento ocorreu em 1998. 

No Brasil, a editora Rocco  comprou os direitos para a publicação do livro no Brasil em 1999 e o publicou em 1 de janeiro de 2000. Foi publicado como “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, igualmente em Portugal. O sucesso já era mundial. "(Jornal A Crítica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário