domingo, 11 de junho de 2017

A Solidariedade faz Bem

O sol brilha, mas ainda está fresco... Cuiabá não tem longos dias de frio, entretanto, quando ele vem é para deixar os ossos "doídos". Como sempre, a boa música  está tocando na Centro América FM e já li o jornal. 

Eu estava lendo sobre a visita de 40 crianças carentes, do Distrito da Guia, que ganharam o direito de conhecer um shopping aqui em Cuiabá e saborear as guloseimas que somente são apresentadas na TV ou nos livros. 

E nem precisa dizer que fiquei emocionada com a iniciativa de alguns jovens solidários e do restaurante que aceitou recebê-los. Nossa! para nós é muito simples ir ao shopping, entretanto, existem crianças e adolescentes que jamais entraram em um... A solidariedade faz bem para a alma e não precisa ter dinheiro ou sobrenome para a realização de um ato tão sublime!.

"Perdemos muito tempo pensando nos elogios que poderíamos ter recebido, nos abraços que ninguém nos deu e isso nos deixa sem tempo para pensar no que podemos fazer pelo próximo. A solidariedade para com quem está passando por um momento difícil é a mais pura expressão de amor pelo nosso igual, alguém que também come, ri e chora.

Se você acredita que já passou da hora de fazer algo pelos outros e quer mudar esta situação, confira abaixo nossas  sugestões de como ajudar o próximo.

1 – Faça doações a uma instituição de caridade

Esta é uma das maneiras mais fáceis de ajudar o próximo. Você pode doar para instituições que ajudam quem tem algum tipo de doença, pessoas carentes, animais abandonados, entre tantos outros tipos de instituições. E geralmente basta um telefonema para poder ajudar quem precisa, então vale a pena pesquisar sobre uma instituição e ajuda-la como você puder.

2 – Doe sangue e seja doador de órgãos

Doar sangue pode salvar a vida de muitas pessoas e ser autorizar a doação dos seus órgãos também pode dar vida a quem já não tinha mais esperanças. Portanto, sempre que puder faça sua doação de sangue e incentive quem convive com você a fazer o mesmo. E não se esqueça de declarar à sua família que você deseja ser um doador de órgãos.

3 – Faça voluntariado

Você pode trabalhar em projetos de voluntariado ajudando a preparar refeições, ensinar algo que sabe, ajudar a cuidar de quem precisa, entre muitas outras formas de ser solidário. O trabalho voluntário é muito recompensador e certamente é uma excelente maneira de dar apoio a quem precisa. Então, informe-se a respeito de instituições que precisem de ajuda perto de onde você mora e coloque a mão na massa por quem precisa.  

4 – Doe objetos, roupas e alimentos

Roupas e objetos (em bom estado) que você não use mais podem ser doadas para instituições de caridade ou para alguém que você conhece e sabe que precisa. Você pode doar também os alimentos que compõem a cesta básica para ajudar famílias, escolas, hospitais, entre outros locais que precisam de alimentos.

5 – Faça um aniversário solidário

Em vez de dar uma festa e receber presentes para você, por que não angariar fundos para doações ou ainda pedir que os convidados tragam alimentos para serem doados? Esta é uma maneira divertida e solidária de comemorar o seu aniversário e ainda ajuda a incentivar seus amigos e familiares a tomarem atitudes solidárias também.

6 – Visite doentes e idosos

Fazer visitas a doentes e idosos pode deixa-los muito contentes. Pessoas que estão enfrentando um momento de doença ou uma velhice sofrida merecem apoio e carinho e nem sempre recebem isso de suas famílias. Portanto, se quiser deixar alguém feliz, visite um hospital ou asilo e traga alegria para essas pessoas. 

7 – Prefira produtos que ajudam instituições de caridade ou beneficiem comunidades carentes

Ao fazer compras, você pode comprar produtos de empresas que também são solidárias e ajudam alguma instituição. Você pode investir também em produtos de cooperativas e de empresas que colaborem com comunidades carentes."(www.dicasdemulher.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário