terça-feira, 27 de junho de 2017

O Mito de Atena

 A Mitologia grega é sempre fascinante e o mito de Atena também, então vamos conhecê-lo para aumentar os conhecimentos sobre as Civilizações Antigas.


 "Segundo a mitologia grega, Atena nasceu da cabeça de Zeus, o senhor dos deuses e, por isso, era sábia e corajosa.

Era filha da primeira esposa de Zeus, a astuciosa Métis, sendo a filha preferida dele.

Quando Métis estava grávida, Zeus a engoliu depois de saber por um oráculo de Gaia, que o filho poderia nascer mais forte que ele.

Com o passar do tempo, Zeus  sofre forte dor de cabeça e, para curá-la pediu a seu filho Hefesto, filho de Hera casado com a bela Afrodite, que lhe cortasse a cabeça com um machado.

Obediente, Hefesto deu-lhe um golpe e Atena surgiu já crescida, armada e lançando um grito de guerra.

Era também conhecida como Palas Atena. Foi protetora de toda a Ática e de várias cidades, porém a mais importante foi Atenas, onde no século V a.C. foi construído em sua homenagem o templo Parthernon, onde era realizada uma festividade anual em sua honra: as Panatenéias.

Sendo protetora de vários heróis, Atena surge em vários episódios da mitologia grega, entre eles, Belerofonte, que sozinho matou a Quimera, terrível monstro que vomitava chamas.

Atena deu-lhe uma rédea de ouro, com a qual o herói apanhou Pégaso, o cavalo voador, que o conduziu pelos céus até o covil da Quimera.

E, ainda, seu meio irmão Perseu, a quem Atena entregou um escudo, que o ajudou a matar a Medusa,  cujos olhos transformavam em estátuas de pedra todos aqueles que a encarassem."(www.todamateria.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário