sábado, 17 de junho de 2017

Bonsucesso - Rota do Peixe

Sabadão ensolarado com um vento fresco, alguns pássaros cantando, música suave tocando no rádio e aproveito para passear na História de Mato Grosso, mais precisamente nas chamadas Rotas do Peixe.

Eu estava lendo sobre o turismo gastronômico e nada como ir comer peixe na Comunidade de Bonsucesso e depois curtir a paisagem à beira do Rio Cuiabá. 

Nessa Comunidade, parece que o tempo parou e na rua estreita existem inúmeras peixarias e nos dá a impressão de estar em pleno Séc. XIX e não no XXI.!
De vez em quando eu meus amigos, dos tempos da UFMT, vamos lá para saborear o peixe delicioso, assim como os doces da terra.
É impossível não se apaixonar pela Comunidade e seus quitutes centenários!.
"Bonsucesso, dentre os mais antigos núcleos habitacionais de Várzea Grande, surgiu a partir de 1.823. É a sede do Distrito de Várzea Grande do mesmo nome e que é constituído de sete comunidades: Bonsucesso (sede), Souza Lima (antigo Sovaco), Capão Grande, Pai André, Praia Grande, Capela do Piçarrão e Limpo Grande.
O Distrito está situado às margens do rio Cuiabá, cuja rua principal, estreita se alonga na barranca do rio, ostentando suas casas humildes por mil metros lineares.
 
A área onde situa Bonsucesso, pertencia ao senhor Justino Antonio da Silva Claro, que foi adquirindo terras para formar seu sítio, onde florescem os canaviais, que não só se destinavam ao fabrico da famosa rapadura de Bonsucesso, como alimentavam os engenhos e alambiques na fabricação de aguardente e do açúcar de barro (uma espécie de açúcar mascavo, muito apreciado nos primórdios da vida em Mato Grosso, quando era considerado pernicioso o uso do açúcar branco, refinado), com mão de obra de empregados e escravos. 

Com sua morte, seus herdeiros dividiram a área de terras e acomodaram-se nelas, na lide do cultivo de lavouras, tendo como principal atividade, o cultivo da cana-de-açúcar, ainda, predominantes nos dias de hoje.
Os canaviais, cuja produção, no passado destinado à fabricação artesanal de rapaduras, aguardentes de alambique e do açúcar de barro, foi absorvida com o passar do tempo pelas usinas que se instalaram nos anos subseqüentes ao da fundação do povoado, como as de São Gonçalo, da Conceição e outra, ali mesmo de Bonsucesso denominada Cachoeira de Pau, que consumiam toda a produção de cana do local.
Hoje com a desativação dessas usinas, os moradores retornaram as origens e voltaram a produzir esses produtos e, que fazem parte do folclore do município.


 











Outra atividade, modesta, porém intensa no povoado, é a pesca profissional e amadora que dão formas de sobrevivência econômica e cultural, em que buscam seus moradores, através da Associação dos Pescadores, a realização de eventos festivos, atraindo para Bonsucesso, turistas dos mais diversos lugares do País. Além da pesca, alguns moradores dedicam-se a industrialização do couro do pescado e ao cultivo de hortifrutigranjeiros e do fumo."(www.olhardireto.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário