sábado, 24 de junho de 2017

O Mito de Penélope


É impressionante como os alunos desconhecem alguns dos mitos gregos e o pior que muitos sequer assistiram aos filmes onde eles são apresentados. Então, estarei postando a partir de hoje, os que acho mais interessante para despertar a curiosidade deles sobre as Mitologias das Civilizações antigas. 

"A linda e formosa Penélope, esposa de Ulisses. Este foi convocado para lutar ao lado dos helênicos na Guerra de Tróia, demorando muitos anos para voltar.

Icário, pai de Penélope, imaginando que Ulisses não voltaria, queria desposar a filha novamente. Porém o coração da nobre donzela já estava comprometido com seu marido. Ela jamais amaria outro homem! Em seus sentimentos, imaginava que teria Ulisses novamente.

Para amenizar a aflição do pai, comunicou que escolheria um pretendente ao terminar de tecer uma colcha de tricô. A notícia espalhou-se com o vento levando à Ítaca diversos homens do mundo inteiro.

O que ninguém sabia era que Penélope tecia a colcha de dia e a desmanchava à noite, mas seu plano foi descoberto e desmascarado por uma serva.

Irritados, os pretendentes exigiram que a linda moça escolhesse imediatamente um deles, sob pena de morte. Ela decidiu, então, fazer outro plano: Disse que se casaria com o homem que conseguisse atirar uma flecha com o arco de Ulisses.

O que ela não contou foi que o arco possuía uma corda demasiada curta e só o dono tinha a técnica exata para encaixá-la às hastes. Por este motivo muitos falharam, atraindo ainda mais a ira dos pretendentes.

Foi quando um mendigo se propôs a tentar e foi amplamente ridicularizado. Ninguém esperava que aquele pobre homem curvado lograsse êxito, mas ele conseguiu encaixar a corda com maestria!

O tal mendigo apontou as flechas aos pretendentes, matando-os um por um. O homem era Ulisses que havia retornado disfarçado, enfurecido ao ver sua amada Penélope sendo ameaçada de morte, simplesmente pelo fato de ser fiel a ele."(mitologiagrega.net.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário