sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

1º Homem Britânico era Negro de Olhos Azuis

E a arqueologia surpreendeu novamente ao apresentar como seria o 1º britânico há 10 mil anos atrás. É claro que os restos mortais foram achados dentro da caverna Gough, em 1903, que fica no condado de Cheddar, em Somerset, e isso permitiu a conservação do DNA. Mesmo assim é muito importante saber disso, afinal até então as informações eram de que os europeus descendiam dos povos nórdicos.
esqueleto do britânico mais antigo, encontrado em 1903, dentro da caverna Gough, no condado de Cheddar. Fonte: Último Segundo - iG @ http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2018-02-07/primeiro-britanico-negro-olhos-azuis.html
esqueleto do britânico mais antigo, encontrado em 1903, dentro da caverna Gough, no condado de Cheddar. Fonte: Último Segundo - iG @ http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2018-02-07/primeiro-britanico-negro-olhos-azuis.html

"Londres, Reino Unido - O primeiro homem britânico conhecido, que viveu há 10.000 anos, era negro e tinha olhos azuis, segundo a reconstituição de seu rosto feita por uma equipe de pesquisadores. Conhecido como "Cheddar Man", nome do local do sudoeste da Inglaterra onde seu esqueleto foi descoberto, este homem tinha o rosto anguloso, o cabelo negro ondulado, olhos azuis e uma pele escura.
 

"É surpreendente ver que um britânico de há 10 mil anos podia ter a pele bem escura e os olhos azuis", comentou o diretor de Pesquisas do Museu de História Nacional de Londres, Chris Stringer.
 

A reconstituição foi possível graças a dois fatores: a qualidade do DNA extraído, particularmente bem conservado para um esqueleto tão antigo, e as novas técnicas de sequenciamento do genoma - com as quais se pode determinar a sequência genética completa de um organismo.
A qualidade do DNA é explicada porque o esqueleto foi descoberto em uma gruta. "As condições são constantes, o ar é fresco e seco, o que permitiu evitar sua deterioração", explicou a pesquisadora Selina Brace.
 

O "Cheddar Man" era parte de uma população de caçadores-coletores que imigrou do Oriente Médio para o norte da Europa ao final da última era glacial. Hoje em dia, cerca de 10% da população britânica branca é descendente de um deles.
 

A mudança para uma pele mais clara dominante entre os britânicos se deveu, em parte, à invenção da agricultura e à modificação da dieta, mais pobre em vitamina D, explicou Stringer. "Não sugerimos que o 'Cheddar Man' evoluiu até desenvolver uma pele mais clara, e sim que houve ondas de populações de pessoas que dominavam a agricultura e portavam o gene de uma cor de pele mais clara", acrescentou."(www.correiobraziliense.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário