domingo, 4 de fevereiro de 2018

Mais um Fenômeno da Noruega: Aurora

O sol está tímido e entre nuvens de chuva; um vento delicioso e os pássaros como sempre nos alegrando com seu mais belo canto. E pelo jeito ainda vai chover muito até o início do Outono em março e os dias chuvosos e quentes serão uma constante.

Ontem eu  ouvi a música de abertura da novela "Deus Salve o Rei" e fiquei encantada com a voz melodiosa que entoa uma música medieval. 

Lembrando que as novelas de época da globo são maravilhosas e até aprovamos algumas licenças poéticas, mas na verdadeira Idade Média Europeia, séc. IV-XV, era o Mundo dos Homens e as mulheres camponesas nunca "percorriam" a rígida estratificação social. E sim ,existia algumas mulheres da nobreza com força para governar um reino, mas eram pouquíssimas, já as intrigas, traições isso era mais comum do que se imagina; e nunca existiu uma academia militar ou um exército organizado, isso irá acontecer somente quando surgir o Estado Nacional no séc. XV.

Outra licença poética que as pessoas podem pensar ser real, muitos desconhecem a História e acreditam em tudo que assistem, é a questão das armas; somente os nobres podiam usar armas como espadas, lanças, massas, bestas e montar à cavalo. E o pior da licença é colocar uma mulher na "academia militar". 

Ah! mas a Arya de Game of Thrones sabe  usar uma espada e luta, outra licença poética criada pelo escritor apaixonado por Idade Média George R.R. Martim. No momento em que o empoderamento feminino é importante essa "ousadia" pode até parecer legal, mas não era existente na Idade Média e o Brasil "nasceu" na Idade Moderna ou seja, séc. XV. Não sou contra as licenças poéticas, entretanto, é importante saber o que é História é o que ficção.

Bem voltando a música, resolvi saber quem era a cantora e não me surpreendi ao saber que ela se chama Aurora e é da Noruega. Afinal, quem melhor do que uma descendente de vikings para cantar com tanta paixão e emoção?! A jovem Aurora veio até o Brasil gravar o videoclipe dessa que é uma música folclórica antiga e o nome da canção é  “Scarborough Fair".
"Aurora Aksnes nasceu em 15 de junho de 1996 (21 anos) em Bergen, Noruega. Ela aprendeu sozinha a tocar piano quando tinha apenas 6 anos de idade e começou a escrever suas primeiras canções aos 10. Apenas três anos depois ela teve sua primeira performance.

Ela cresceu ouvindo Dylan, Cohen e Cash e sempre amou a capacidade deles de contar suas histórias através da música. Através destes escritores clássicos que ela fez uma promessa a si mesma para escrever não só histórias com finais felizes e amor eterno, mas sobre histórias reais, histórias das pessoas são a inspiração para sua música.

AURORA é viciada em filmes e livros de fantasia como Harry Potter, Senhor dos Anéis e Jogos Vorazes. Ela costumava escrever sua própria história e sempre amou tudo o que envolve aventura e magia. Mais tarde, ela começou a adicionar isso a música. Ela é uma dançarina aplicada, seja ballet, jazz ballet ou dança contemporânea: esta sempre foi uma forma muito importante para ela se expressar, mesmo antes de ela começar a escrever canções."

Nenhum comentário:

Postar um comentário