sábado, 5 de dezembro de 2015

A Cultura Pop


 Dezembro já está com cara de férias, portanto, passarei a postar informes leves e divertidos assim como são nossos períodos de férias... E para quem não conhece os conceitos de Cultura Pop aqui vai...

"O conceito “cultura pop” é padronizado na sociedade desde 1950. A definição é simples: produtos feitos para vender, lucrar e virar moda dentro da sociedade capitalista através da música e de seus ícones. Tudo aquilo que é remetido ao pop vira hit, fica na boca do povo. 

Fora a influência e o impacto que os artistas dentro dessa cultura tem o dom de transmitir na sociedade, seja pela atitudes, pelas vestimentas ou até mesmo por suas letras, fazendo o público identificar-se e associar cada uma delas com a sua vida

Cada qual com a sua época: nos anos 50, Elvis Presley ditava moda com seu topete, suas roupas, sua forma de ser e tocava a todos com suas canções e filmes. Nos anos 60, chegou a vez do termo boyband ser renomado. Não importa o número. O formato vai de três a seis garotos de rostinho bonito cantando letras românticas, conquistando todas as meninas e tornando-as fanáticas mais loucas. A fórmula se iniciou com uma das maiores da história: os Beatles, renomados até os dias atuais. E por falar em dias atuais, até agora o preceito não desgastou-se: passou de Backstreet Boys nos anos 90 a One Direction na atualidade.

Os festivais dos anos 60 e 70 fizeram parte da vida de muita gente. O modo hippie ou a atitude rock, por exemplo, afetou a cultura social como um todo. Michael Jackson veio na sequência despontando como o rei do gênero e influenciando não apenas fãs como muitos outros artistas.

E quando a temática remete cantoras, o calo já é mais embaixo: viram referência de moda e comportamento, colocando em pauta questões mais polêmicas como a sexualidade exacerbada ou o feminismo. Madonna, Cher e Cyndi Lauper iniciaram esse movimento nos anos 80. Britney Spears veio no final dos anos 90 para fazer história da mesma forma, gerar polêmicas, mostrar atitude e marcar seu nome dentro desse mundo. E agora, ou as garotas seguem a tendência de Taylor Swift, uma linha mais meiga e romântica, ou a de Miley Cyrus, explorando sem dó a rebeldia sem causa afim de mostrar que não se importa com a opinião alheia.

É exatamente esse espelho, esse desejo comportamental que mantém o pop dentro da juventude mundial. A americanização toma conta do país. Porém, o pop brasileiro também consegue manter o seu nome. Seja comportamental, seja através de letras, que às vezes até envolvem temas fortes como a política. Fora o quanto melodias e letras provocam aquele grude impactante em nossas cabeças, videoclipes que prendem a atenção, conceitos de contemporaneidade e a ditadura de moda através do estilo de vida dos artistas. Rolling Stone e Billboard estão aí para provar a alta demanda recorrente nesse meio."(https://mediaetpotere.wordpress.com/)

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