quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Rick Riordan, O Colecionador de Mitologias

"Aos 51 anos, o norte-americano Rick Riordan não tem motivos para se arrepender de ter trocado a vida de professor pela de escritor. Ele continua perto dos adolescentes e contando boas histórias, com a diferença de que vem emplacando um best-seller atrás do outro. 

Para os menos familiarizados com o universo do autor, ele criou o personagem Percy Jackson, um garoto que pensa que seu déficit de atenção vai levá-lo, em breve, a ser mandado embora da escola. Isso até ele descobrir que essa dificuldade tem outra explicação: ele é um semideus (metade homem, metade deus), filho de Poseidon com uma mortal.

Percy aparece na série Percy Jackson e os Olimpianos e também em Heróis do Olimpo, cujo último volume foi publicado em outubro de 2014. Quando se fala de escritores de fantasia para crianças e adolescentes, Riordan é comparado a J.K. Rowling, de Harry Potter, pois, assim como a escritora britânica, que após encerrar a saga sobre o bruxinho agora envereda pelo caminho da literatura adulta, Riordan já escreveu livros para esse público.

Ele publicou Tres Navarre – série de mistério para adultos que conta as aventuras de um detetive particular e que fez dele um escritor muito conhecido nos Estados Unidos – e As Crônicas dos Kane (após a série de Percy), em que retorna à mitologia egípcia com dois novos protagonistas irmãos.

O sucesso de Percy Jackson pegou o autor de surpresa. Foram cerca de quatro anos para a série realmente emplacar nos Estados Unidos. O que justifica tantos leitores fiéis? Uma boa história com o que Riordan considera elementos comuns: personagens com os quais o leitor se importe, um enredo convincente e pitadas de humor e ação.

Com o fim da saga Heróis do Olimpo, que rendeu cinco volumes, agora o autor retoma um antigo projeto que envolve a literatura nórdica. Certa vez, ele comentou que a leitura de Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien, o fez querer ser escritor e que ali se apaixonou pela mitologia daquela região. Então, por que escrever sobre isso só agora? “Talvez eu soubesse que estava guardando o melhor para o final”. "(www.saraivaconteudo.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário