segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Espíritos que Habitam os Lares

"Presentes no folclore de várias culturas, os "espíritos domésticos" têm personalidade ambivalente:geralmente são do bem, mas viram verdadeiros demônios quando contrariados.

1. Zashiki -warashi (Japão) - encontrado em lares prósperos, tem aspecto de criança e rosto avermelhado. Gosta de ser bem tratado, porém o zelo excessivo o espanta. Pode assustar os moradores, deixando pegadas ou fazendo barulhos estranhos. Mas geralmente traz sorte e é bondoso. Se deixar a casa, é sinal de que maus tempos virão.

2. Yunwi Dijunsti  (América do Norte) - os prazeres desse sujeito das tribos cherokee e iroquois são derrubar pessoas e quebrar objetos em casa. É invisível para nós e diz a lenda que enxergá-lo pode levar à morte. Gêmeos, porém, conseguem vê-loe até interagir com eles. Embora seja difícil, bruxos podem capturá-lo e fazer com que realize tarefas domésticas. Mas parece que ele é tão arredio que muitos preferem libertá-lo depois de um tempo.

3.  Urisk (Escócia) - trata-se de uma pequena fada – parte homem, parte bode. A criatura costuma viver em quedas-d’água e é pouco sociável. Na época da colheita, entretanto, se aproxima de propriedades rurais para ajudar fazendeiros em seus afazeres. Apesar de não ser maligno, o Urisk pode aterrorizar pessoas que estiverem caminhando distraídas em lugares desertos.

4.  Pooka (Irlanda) - dizem que ele pode mudar de forma - transfomando-se em cavalo, cachorro, coelho ou goblin - para assustar e enganar as pessoas para que caiam em armadilhas.Independentemente da forma, sua cor é quase negra. É associado à vida na fazenda. Em alguns contos, fazendeiros deixam parte de suas colheitas no pé para não atrair a ira desse espírito. Não é bem-vindo aos lares dos agricultores.

5.  Domovoi (Rússia e Polônia) - ele não incomodará os residentes a menos que não estejam fazendo bem os seus afazeres domésticos. Aí, o cara começa a pregar peças nas pessoas, movendo objetos de lugar, quebrando pratos e deixando pegadas. Isso pode até evoluir para coisas mais perigosas, como tentar sufocar alguém durante o sono."(mundoestranho.abril.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário