segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Carnaval não existe só no Brasil

 É carnaval no Brasil e muita gente acredita que somente aqui todos vão para as ruas e clubes festejar o reinado de Momo. E diz-se que o ano só começa realmente depois do Carnaval, o que é uma grande bobagem! Muitos trabalham no 1º de Janeiro para garantir que outros aproveitem o Feriado.

Talvez por ser verão e todos ficam muito mais alegres, bronzeados e aproveitam para  dançar é que  dizem que o melhor carnaval do mundo é aqui. E as cidades do Rio de Janeiro, Salvador e Recife sejam os destinos mais procurados pelos foliões.

Carnaval de Nova Orleans
 
"O carnaval dos EUA também existe. Nova Orleans, em Louisiana, se destaca pelo Mardi Gras, que significa “Terça-feira gorda” e teve origem em 1857. Durante o período, dezenas de agremiações desfilam pelas ruas da cidade, as pessoas saem de casa fantasiadas e os bares ficam abertos 24 horas por dia. Em meio a uma mistura de estilos musicais, essencialmente de origem negra, as bandas de jazz sobressaem.

Carnaval de Veneza
Atualmente, um carnaval muito famoso é o da cidade de Veneza, na Itália, cujo elemento mais importante são as máscaras. Tal tradição surgiu a partir do século XVII, onde a nobreza se disfarçava para sair e se misturar com o povo. Lá o carnaval é em fevereiro, ou seja, no inverno, e dura 10 dias.

Carnaval de Inverno de Québec (Canadá)
carnaval-quebec 
Tem que ter muita animação para celebrar o carnaval com 10 graus negativos. Por isso, a festa na cidade dura 17 dias e envolve a construção de um palácio de gelo, competição de esculturas de neve, corrida de canoa no rio congelado entre outras. Além de muita música e dança também acontecem, em geral, desfiles noturnos. Alguns ainda se animam a nadar nas águas geladas ou tomar “banho de sol” de biquíni.

Carnaval de Oruro (Bolívia)
oruro-carnaval
A festa na Bolívia foi considerada Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco em 2002. Apesar de misturar tradições indígenas e católicas, o ritual é bastante religioso, celebrando a Virgem da Candelária contra o diabo. Danças tradicionais como a Llama Llama e a Diablada são executadas na rua, junto com outras tradições folclóricas. A procissão e a festa, que dura três dias terminam no Santuário de Socavon, no domingo.

Maslenitsa (Rússia)
queimada-russa
Maslenitsa é o nome que os russos dão para o carnaval. A festa mistura tradições pagãs com rituais da igreja ortodoxa. Durante o regime comunista a festa foi proibida e só voltou a ser oficialmente celebrada em 2002. A festa celebra o fim do inverno e início da primavera com um ritual da queima da Lady Maslenitsa, símbolo do frio e escuridão. Durante a festa, são distribuídas panquecas, chamadas Blini, que simbolizam o sol. As panquecas são distribuídas entre amigos e familiares, com recheios como caviar, salmão, cogumelos, geleias ou manteiga. 

Carnaval do Japão
No Japão carnaval tem nome, é Asakusa Samba Carnaval. O festival têm carros alegóricos, ala das baianas, samba cantado em português e até passistas vestindo roupas importadas do Brasil. Muitas pessoas saem nas ruas para curtir a folia com samba no pé. O interessante é a presença de vários brasileiros, principalmente em lugares de destaque como nos carros alegóricos e puxadores de samba.

Carnaval no Haiti
Carnaval no Haiti é época de marchar, cantar, dançar, se divertir, relaxar e um momento em que a sociedade aceita qualquer e quase todos os tipos de comportamento. Na ocasião acontecem canções satíricas que é uma tradição antiga, onde haitianos aproveitam para protestar a respeito de algo. Com a abertura política no país, a sátira carnavalesca se tornou mais escancarada."( www.suacidade.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário