sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

O Cardigan - Também tem História

 Ainda estamos no verão, falta um mês para o outono - inverno, mas está na hora de começarmos a tirar o cheiro de mofo dos casacos. 
Lá fora, uma brisa  sopra balançando a copa das árvores e por alguns minutos o céu ficou bastante encoberto.
Não sei porque, mas  sinto que este ano teremos uma mudança na temperatura... 
Enquanto lavava meu cardigan, tenho um marrom e um amarelo, me lembrei que era uma peça masculina e fui buscar a história de sua criação.

"Definição - Jaqueta confeccionadas em lã com mangas compridas e decote em V , com abotoamento frontal e bolsos estreitos laterais horizontais . O comprimento geralmente é até a altura do quadril , podendo ser confeccionado com o comprimento até o meio da coxa .

Este nome é proveniente de um nobre general chamado James Thomas Brudenell ( 1798-1868 ) 7 º Conde de Cardigan , que liderou a ação dos seiscentos soldados na batalha de Balaclava , durante a guerra da Crimeia ( 1854 ) .

A história associada com a origem desse traje tornou-se famosa e legendária . Parece que o general não tolerava o clima frio e para se proteger do rigoroso inverno ele usaria uma roupa protetora em lã vermelha ( long johns - roupa padrão obrigatória as tropas britânicas naqueles tempos ) por baixo de seu uniforme .


De acordo com as pesquisas , Cardigan costumava usar uma jaqueta de lã ornamentada com pele quando estava fora de serviço , como os outros oficiais do regimento . Com o passar do tempo , o famoso cardigan vermelho esquecido dos campos de batalha invadiram os campos de golf . 

Foi uma mulher , Coco Chanel que ressuscitou este traje estabelecendo , na ocasião , entre as mulheres , a volta desta peça com absoluto sucesso .

 
Nos anos 20 e 30 o cardigan tornou-se um peça esportiva e de lazer , tinham como características linhas suaves e eram confeccionados com pequenas agulhas de tricô criando o twin-set , usado normalmente sobre uma camisa bordada . 
 

 Nos anos 70 o cardigan apareceu como o símbolo da roupa casual , revolucionando e declarando guerra as jaquetas tradicionais , ganhando uma briguinha ou outra antes de finalmente estabelecer seu espaço como uma peça onde o desejo de estar bem vestido dentro de um traje quentinho e macio se traduzia em possuir um cardigan .
 Nos anos 90 a juventude usou e abusou da peça, algumas pessoas  consideravam como o “casaquinho da vovó”, mas ela ganhou um aspecto colegial e conquistou os jovens.
Sofrendo adaptações, atualmente o Cardigam está disponível em diversas cores, estampas, tecidos e tamanhos tendo como principal aspecto o conforto e simplicidade, sendo o item coringa em muitas produções. As peças de roupas apresentam grande influência social e cultural, o que conhecemos sofreu adaptações e preconceito para sua aceitação  social"(www.cantinhob.com)










Nenhum comentário:

Postar um comentário