sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Parque da Saúde Zé Bolo Flô

 Cuiabá nos últimos anos vem perdendo o título de "cidade verde", mas como estamos no Cerrado ainda é possível encontrar muitas árvores nativas.

É também possível encontrar alguns parques onde a população aproveita para caminhar e respirar ar puro. Um bom exemplo é o parque da saúde Zé Bolo Flô no distrito do Coxipó.

"Parque Zé Bolo Flô, foi criado em 2001 e visa oferecer uma opção de lazer aos moradores do Grande Coxipó, bem como para dar suporte à clientela assistida pelos estabelecimentos de Saúde localizados em seu entorno, como o hospital Adauto Botelho, a Escola de Saúde Pública e o Caps.


O Parque da Saúde Zé Bolo Flô possui 66 hectares de cerrado, com duas pistas para caminhadas e muitos atalhos utilizados pela população. 


O parque é cortado pela avenida principal de acesso ao bairro Coophema e, dentro dos seus limites estão instalados a Escola de Saúde Pública Doutor Agrícola Paes de Barros, o Núcleo de Ofiologia e o Hospital Adauto Botelho. Entre os seus atrativos estão muitas espécies de árvores frutíferas.

O Parque recebeu o nome de Zé Bolo Flô em homenagem a uma figura do folclore cuiabano, cujo nome era José Inácio da Silva. Zé Bolo Flô viveu em Cuiabá nos anos 60 e 70. Pobre e negro, foi compositor, poeta a músico de sucesso na sociedade cuiabana, sendo requisitado nos festejos religiosos e carnavais realizados nas ruas e praças da antiga Cuiabá.


Este folclórico personagem desapareceu do cotidiano da cidade no final dos anos de 1970, deixando em todos uma saudade de jogar peteca e jogar ioiô com as lembranças de um passado inesquecível.
 

Consta a oferta de um espaço propício à visitação popular, para o lazer e o esporte, com churrasqueiras fixas e mesas, praças de ginástica e eventos, mini-estádio e campo de futebol, play-grouds, iluminação, paisagismo, mata nativa, áreas alagadas, lanchonetes, sanitários, caminho para pedestres e ciclovia, com passarela ligando ao Horto Florestal."(skyscrapercity.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário