terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Rainha Vitória - Transformou a Cultura Ocidental


Nós estamos desvendando o Reinado da Rainha Vitória(1837-1901), ela reinou por 67 anos e sete meses sendo esse período conhecido como Era Vitoriana.  Há pouco eu estava buscando mais informações sobre seu reinado e me deparei com o texto abaixo:

(...)

"E, naturalmente, logo começaram as especulações em torno de quem seria seu futuro marido. Sua mãe e o governo gostariam que ela se casasse com o príncipe Ernst, seu primo e filho mais velho do Duque de Saxe-Coburgo-Gota.

Mas Vitoria se apaixonou pelo irmão caçula de Ernst, Albert, deixando os súditos deliciados com a ideia de um genuíno casamento por amor – e não por interesses, como costumavam ser as uniões reais de então.

O profundo afeto entre a rainha e o príncipe-consorte mudou para sempre a cultura britânica e até a Ocidental – muitas tradições que mantemos hoje vieram do casamento de Vitória e Albert.

Tanto a rainha quanto o marido eram artistas talentosos e grandes colecionadores. Além de pinturas e esculturas, o casal gostava de trocar joias, o que ajudou a impulsionar este setor na época.

Quando o príncipe Albert deu à rainha um anel de noivado – um costume nada difundido na primeira metade do século 19 -, ele lançou uma moda que dura até hoje.

A troca de presentes que fazemos atualmente também se deve aos mimos de Albert para Vitória e dela ao marido. Eles se presenteavam a cada aniversário e a cada novo ano do casamento, assim como no Natal. O príncipe, sendo alemão, introduziu na Grã-Bretanha a tradição de ter uma árvore de Natal em casa.

Eles adoravam surpreender um ao outro em seus presentes. Em 1843, no 24º aniversário de Albert, a rainha encomendou ao pintor alemão Franz Winterhalter um retrato dela em uma pose considerada bastante sensual. Em seus diários, Vitória sempre descrevia o quadro como o favorito do marido.

Os autores escoceses Robert Louis Stevenson e Walter Scott também devem seu sucesso a Vitória, que reinou em um período em que a rivalidade entre a Inglaterra e a Escócia estava no auge. O casal real era apaixonado pela Escócia e visitava o castelo de Balmoral sempre que podia, dando início a um interesse maior dos ingleses por seus vizinhos do norte.

De repente, o padrão tartan se tornou moda, sendo adotado pelas casas de alta costura. Os livros de Walter Scott se popularizaram, e a indústria turística escocesa floresceu.

A rainha Vitória também foi uma das primeiras a admirar uma das novidades de sua época: a fotografia. Ela foi a primeira monarca britânica a ter praticamente todo o seu reinado registrado em fotos.

O casal começou a colecionar imagens em 1842 e também gostava de posar para fotógrafos, ajudando a fotografia a ganhar a atenção do grande público em toda a Grã-Bretanha.

O teatro e a música também receberam grande apoio da monarca, que frequentava concertos e espetáculos. Vitória foi a primeira da coroa britânica a aceitar como nobre a profissão de ator, dando o título de cavaleiro a Henry Irving e de dama a Ellen Terry.

Colecionadores de arte como a rainha e seu marido foram fundamentais para garantir o patrimônio artístico da Grã-Bretanha, e seu amor pelas artes ajudou a transformar o país.

Em um mundo ainda dominado pela rigidez do sistema de classes, uma camada da sociedade completamente nova – a classe artística – foi criada durante o reinado de Vitória. Já nas últimas décadas do século 19, artistas, artesãos, escritores e atores começaram a ser considerados uma nova elite."(www.bbc.com/portuguese)


Nenhum comentário:

Postar um comentário