domingo, 21 de fevereiro de 2016

Livros Proibidos pela Igreja Católica

Eu adoro ler livros impressos e fico imaginando como seria viver numa sociedade onde fosse proibido ler qualquer assunto... A Igreja Católica durante a Idade Média criou um Index que continha os livros proibidos aos crentes. Atualmente, o Estado Islâmico também já destruiu inúmeras publicações que amamos...

"No período em que o Index existiu, livros inéditos só eram impressos se recebessem aprovação de um bispo e o selo de imprimatur ("que seja impreso", em latim). Países católicos obedeciam, mas em outros, como a Alemanha, de maioria protestante, a Igreja não podia proibir publicações. Se a ofensa não fosse grave, alterações eram sugeridas ao autor.

Em casos de obras denunciadas pelos fiéis, avaliadores preparavam um relatório, que era discutido pelo alto clero antes de ser encaminhado ao Papa para a avaliação final.

 A primeira edição, oficializada em 1559 pelo Papa Paulo IV, tinha 550 obras censuradas. A 32ª e última edição, de 1948, tinha 4 mil títulos. Os livros reprovados eram queimados.
Em 1966, o documento foi extinto por Paulo VI. Ainda assim, até hoje autoridades do clero podem emitir um alerta sobre os riscos de algumas publicações, o admonitum ("advertência" em latim)."

Vocês não vão acreditar, mas o Código da Vinci e Harry Potter são exemplos de livros não recomendados pela Igreja!.
Dentre os livros visados estava  "todos de Thomas Hobbes; Madame Bovary de Gustave Flaubert; todos de René Descartes; Os Miseráveis e O Corcunda de Notre-Dame de Victor Hugo; O Conde de Monte Cristo de Alexandre Dumas".(Revista Mundo Estranho)




Nenhum comentário:

Postar um comentário