terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

O Polêmico Hergé



 É incrível como os alunos desconhecem algumas HQs ou Gibis como nós crescemos falando... Hoje eu estava explicando o Imperialismo na África e na Ásia e citei O Fantasma e Tarzã e a maioria nunca tinha lido as aventuras do herói mascarado. Fico imaginando se eles já ouviram falar do Tintin...

"No mundo dos quadrinhos, a maioria das criações conhecidas pelo público é de procedência norte-americana e japonesa. Apesar disso, a Europa continental possui uma respeitável tradição na arte dos quadrinhos. Essa tradição é especialmente forte na França e na Bélgica. Um dos mais conhecidos heróis dos quadrinhos europeus é Tintim, o intrépido repórter criado pela imaginação do desenhista belga Hergé (1907-1983).

Dentre os quadrinhos europeus, Tintim só perde em popularidade para Asterix, criação dos franceses Albert Uderzo e René Goscinny (1926-1977). E a popularidade que Tintim possui é impressionante se considerarmos que nenhum novo álbum trazendo uma aventura completa e inédita de Tintim foi lançado após a morte de Hergé.

Hergé, cujo nome verdadeiro era Georges Remi, nasceu em Etterbeek, cidade próxima da capital belga, Bruxelas. Sua família era de classe média e muito católica. Estudou numa escola também católica e foi escoteiro. Tanto o catolicismo quanto o escotismo exerceram forte influência sobre Hergé. O interesse pelo desenho surgiu ainda na infância. Em 1924, adota pela primeira vez o pseudônimo Hergé, quando começa a publicar seus desenhos numa revista sobre escotismo, Le Boy Scout Belge.

Nessa mesma revista começa a publicar as aventuras em quadrinhos de um chefe escoteiro chamado Totor, um protótipo de Tintim. Em 1927, Hergé começa a trabalhar no setor de assinaturas do Le XXème Siècle, jornal católico de linha ultraconservadora editado pelo abade Norbert Wallez.

Preocupado com a ascensão de Josef Stalin (1878-1953) na Rússia, o abade encomenda a Hergé uma história em quadrinhos que alerte os leitores dos males do stalinismo. Assim, Hergé cria Tintim, que em sua primeira aventura é apresentado como um correspondente do jornal que viaja para a Rússia.

A estreia de Tintim acontece em 1929, nas páginas do Petit Vingtième, o suplemento infantojuvenil do Le XXème Siècle. Os capítulos dessa primeira aventura de Tintim foram depois reunidos num álbum lançado em 1930 e se chamou Tintim no país dos sovietes."(educacao.uol.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário