terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Lello e Irmão/Portugal - A Livraria do Harry Potter

No Brasil existe inúmeras livrarias, mas nenhuma se compara com a mais famosa do mundo...
 Imagine como seria emocionante entrar na Lello e Irmãos na rua das Carmelitas, 144, Porto, Portugal e descobrir que é ...

 " uma das mais antigas livrarias do mundo - há quem diga que é  a mais bonita que existe. Está localizada no centro histórico do Porto, no endereço atual desde 13 de janeiro de 1906. Sua história começa em 1869, em outro local, quando foi inaugurada com o nome Livraria Internacional Ernesto Chadron. A bela fachada é neogótica, mas o interior da loja é o que causa impacto. A famosa escada da livraria, monumental, serviu de inspiração para alguns cenários da saga Harry Potter no cinema".( Revista - Uma Aventura na História).
Depois de ler esse trecho fui procurar mais alguma informação sobre a mesma e é claro rever os filmes do Harry Potter para identificar o que tinha descoberto lendo na web...
 
" A fachada do edifício, em estilo de inspiração neogótica, destaca-se da paisagem urbana envolvente. Apresenta um arco abatido de grandes dimensões, com entrada central e duas montras laterais. Acima, as três janelas retangulares são flanqueadas por duas figuras representando a “Arte” e a “Ciência”, obras do professor José Bielman. Uma platibanda rendilhada remata as janelas, terminando a fachada em três pilastras encimadas por coruchéus, com vãos de arcaria de gosto neogótico. A decoração é complementada por motivos vegetais, formas geométricas e a designação “Lello & Irmão”, sob as janelas.



No interior, os arcos quebrados apoiam-se em pilares nos quais, sob baldaquinos rendilhados, o escultor Romão Júnior esculpiu os bustos dos escritores Antero de Quental, Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, Teófilo Braga, Tomás Ribeiro e Guerra Junqueiro. Os tetos trabalhados, o grande vitral que ostenta o monograma com a divisa da livraria “Decus in labore” e a escadaria de grandes dimensões de acesso ao primeiro piso são as marcas mais significativas da livraria."(www.porto24.pt)
"A livraria centenária apresenta mais de 100 mil títulos diferentes em várias línguas, incluindo traduções para inglês de talentos portugueses como Fernando Pessoa e José Saramago. Também vai encontrar revistas, CD’s, livros antigos, e uma grande variedade de publicações sobre o próprio Porto”." (jornal Time)
" J.K. Rowling morou em Portugal, de 1991 a 93, costumava passar na Lello para tomar um café. Dizem que foi a cidade portuguesa que inspirou os uniformes dos estudantes bruxos, tal como as capas pretas que os universitários portugueses tradicionalmente usam.
O traje tradicional dos veteranos portugueses é usado principalmente durante as praxes (trotes). É uma roupa preta com uma capa até os pés, todos usam com sapatos iguais e uma manta preta para os dias frios. Também são colecionadas insígnias que representam algo para cada pessoa. Uma tradição muito legal mantida até hoje.




Além disso, o cenário da Livraria Lello teria inspirado a Floreios e Borrões, livraria que fica no Beco Diagonal. Nenhum dos filmes foi filmado na livraria"
Read more: http://www.360meridianos.com/2015/07/lello-e-irmao-porto-livraria-do-harry-potter.html#ixzz3zfzTorxT

E no último dia 13 de janeiro de 2016 a Lello e Irmão completou 110 anos com direito a entrada gratis e a presença dos eternos fãs de Harry Potter, é claro.











Nenhum comentário:

Postar um comentário