terça-feira, 4 de abril de 2017

Largo da Matriz ou Praça da República

Eu já postei sobre as memórias que tenho da Praça da República de minha infância. Alguns alunos me pediram para falar novamente sobre a Praça e desta vez irei buscar informações com os colegas Historiadores.
 

É impressionante que poucas informações existem sobre a História esse pedaço tão importante para a composição das memórias coletivas do cuiabano de tchpa e cruz.
 

Rubens de Mendonça no "Livro Histórico e Sentimental da Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá" diz que " essa Praça já se chamou Praça Bispo Dom Carlos e teve seu nome trocado para o de Praça da República, em virtude de na missa mandada celebrar em memória do Presidente da República, Dr. Francisco de Paula Rodrigues Alves, D. Carlos não consentiu a entrada na igreja do Pavilhão Nacional que ostenta o lema Positivista: Ordem e Progresso.
 

Que no meio da Praça da República havia duas escadas laterais, encimadas por postes de iluminação elétrica construídos no governo de D. Aquino Correa e que o povo deu o nome de Cabeça de Boi."
 

 

Já o engenheiro Cássio Veiga de Sá no Livro "Memórias de Um Cuiabano Honorário" Havia também o Jardim da Praça da República, não tão bem cuidado quanto o da Praça Alencastro. A Praça da República tinha afluência de populares aos domingos e às nove horas cessava o movimento.".



"Na praça da República, construída na administração de 1926-1930 pelo então presidente do Estado, Mário Corrêa, há estátuas de quatro anjos, um em cada ponta da praça, que simbolizam as estações do ano. "(Gazeta Digital - Mariana Zanatta e Tiemi Saito)
 

"No lado oposto na praça da República estão as Estátuas das Estações. As estátuas representam um período de "modernidade". A catedral havia sido derrubada, e, depois da construção do novo prédio, para dar um ar de modernidade a praça foi reformada e ganhou esculturas.



Na mesma praça está a estátua da Justiça feita pelo escultor Jonas Corrêa, em que evidencia a falta de compromisso com as crianças, e o desrespeito as minorias. Jonas Corrêa tem obras espalhadas por toda a cidade."(Diário de Cuiabá- Aníbal Alencastro)



"A Praça da República, outra pedra fundamental da história de Cuiabá foi lembrada pela população.

Foi nesta praça, chamada nos primórdios de Largo da Matriz, que aconteceram alguns dos principais eventos religiosos, políticos e culturais da capital. Segundo o Profº Dr. Carlos Rosa, esta praça sempre foi o coração da cidade, já que, em seu entorno, ficava o chamado quadrilátero do poder.

“Naquele ponto foram concentrados a Igreja, a Cadeia Pública, a Casa do Ouvidor e o Senado da Câmara. Era o núcleo da cidade, onde tudo o que era realmente importante acontecia. Esta força simbólica permanece até hoje, mesmo com a mudança do centro de poder para o CPA. Basta ver que as grandes manifestações populares começam ali”.(Diário de Cuiabá).


 (

Um comentário: