quarta-feira, 20 de setembro de 2017

72ª Assembleia Geral da ONU foi aberta pelo Brasil

Como em todos os anos o presidente Michel Temer do Brasil fez a abertura da 72ª Assembleia Geral da ONU em Nova York ontem. 

E eu ouvi muita gente com curso superior perguntando o por que disso. Nossa! não acredito que os brasileiros não sabem que esse gesto simbólico é de uma tradição das mais importantes surgida depois da 2ª Guerra Mundial. E se os ditos "entendidos" não sabem disso, imagine os "leitores de orelhas" ou os dos sites onde os conteúdos não são informados de forma correta?

"O Brasil é sempre o primeiro país a discursar desde a décima sessão da cúpula em 1955, que acontece todo o mês de setembro em Nova York. Você sabe por que?

Embora a tradição não venha de nenhum estatuto oficial das Nações Unidas, um representante brasileiro sempre faz o discurso de abertura da Assembleia Geral. O Brasil foi o primeiro país a aderir à ONU e também é um dos Estados fundadores da organização. 


Além disso, o então ministro do governo de Getúlio Vargas de Relações Exteriores, Oswaldo Aranha, teve grande importância na história da organização e presidiu a primeira sessão especial da Assembleia e a segunda sessão ordinária no mesmo ano. Nestes dois encontros, foi aprovada a criação do Estado de Israel, com voto favorável do Brasil.

Em reconhecimento ao papel desempenhado por Aranha nos primórdios da ONU, o Brasil, desde então, abre os discursos da Assembleia Geral, que tem 193 Estados-membros, e os Estados Unidos, o anfitrião, é o segundo a falar. Para todos os outros países, a ordem de discurso é baseada no nível de representação, preferência e outros critérios.

IMPORTÂNCIA DE OSWALDO ARANHA

Nos dias anteriores à sessão da ONU que aprovou a partilha da Palestina histórica em um Estado judaico e outro árabe, o ministro brasileiro também se mobilizou para garantir que a votação não fosse adiada. O Brasil apoiava a solução de dois Estados e era conta os argumentos de que os árabes eram maioria na região.

Oswaldo Euclides de Souza Aranha nasceu em Alegrete no Rio Grande do Sul, em 15 de fevereiro de 1884. Formou-se pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro no ano de 1916. Participou ativamente nas articulações para depor o presidente Washington Luis e colocar Getúlio Vargas no poder através da Revolução de 1930. Tornou-se ministro da Justiça e da Fazenda em 1931, foi embaixador em Washington entre 1933 e 1937 e ministro das Relações Exteriores de 1938 a 1944."(www.gsnoticias.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário