domingo, 3 de setembro de 2017

As Teorias da Conspiração nos Smurfs

E o domingo de inverno já amanheceu quente e pela previsão do tempo teremos mais um dia com a temperatura de 40º C. E como sempre já tomei meu guaraná ralado, maues é claro; depois minha vitamina enquanto lia o Jornal A Gazeta; os diários também estão em dias. Ufffaaaa...

Eu estava lendo sobre as inúmeras teorias da conspiração  na Revista Mundo Estranho e deparei-me com uma sobre os Smurfs. Eu sempre adorei aquelas criaturinhas azuis e jamais vi uma referência ao seu modo de vida como socialismo. Um absurdo só, mas ao mesmo tempo muito criativa e resolvi postá-la aqui para que possamos dar boas risadas...

 "A primeira aventura dos duendes azuis nos cinemas, lançada no Brasil em agosto de 2011, teve ótima bilheteria. Mas será que os Smurfs estão interessados em dinheiro? A teoria de que o desenho criado em 1981 pregava o ideário socialista foi tema de um ensaio sociopolítico do escritor J. Marc Schmidt no livro Secrets of Popular Culture, de 2008, e há anos ronda a web.
1. Unidos venceremos

Segundo Karl Marx, principal teórico socialista, o maior problema do capitalismo é a propriedade privada, que causa a divisão dos homens em classes sociais. Os Smurfs não têm esse problema: tudo é de todos. A comunidade trabalha unida para suprir as necessidades de cada um, como moradia e alimentação.Apesar de alguns terem responsabilidades maiores, como o Habilidoso e o Robusto, não há preconceitos sociais entre eles.
2. Ouro dos tolos

Se não há propriedade privada, não há necessidade de compras – nem de dinheiro. Um dos álbuns de HQ que originaram o desenho até tentou introduzir o “Smurf das Finanças”, mas o sistema monetário criado por ele gerou pobreza e discórdia. Depois que tudo voltou ao normal e a lição foi aprendida, o tal Smurf nunca mais apareceu…

3. A igualdade é azul

Marx define duas classes sociais: a minoria capitalista, com os meios de produção, e o proletariado, que sobrevive vendendo sua força de trabalho. Para os Smurfs, elas não existem: cada um tem uma função definida e todos são importantes. E eles se vestem de forma idêntica, reforçando a noção de igualdade. Papai Smurf seria uma analogia a Karl Marx: usa barba e a cor vermelha (simbólica no comunismo) e chegou à liderança por sua sabedoria.
4. Dispensando o divino

Marx também acreditava que, para chegar ao comunismo real, era preciso abolir qualquer tipo de religião. E, na vila Smurf, não há padres e monges. Nenhum dos episódios retrata o culto a alguma divindade – e, embora celebrem o Natal, os azuizinhos não parecem saber o conteúdo religioso da data.

5. Cifrão nos olhos

O vilão Gargamel deseja usar os Smurfs em uma poção que cria ouro – o que o tornaria uma metáfora para o capitalismo, sistema no qual (segundo a mentalidade comunista) a ambição pessoal se sobrepõe ao respeito ao próximo. Ainda nessa linha de raciocínio, o desenho critica o bruxo ao retratá-lo sempre solitário, sem nada de bom na vida.
6. Azul-calcinha

Marx também alegava que a opressão feminina era resultado do capitalismo. E, de fato, a única fêmea entre os Smurfs, a Smurfette, foi criada pelo (suposto capitalista) Gargamel, como um instrumento para confundir seus pequenos rivais. Ela surgiu feia, morena e maldosa, mas Papai Smurf usou magia para torná-la loira e boazinha."(Revista Mundo Estranho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário