sexta-feira, 29 de setembro de 2017

O Conto da Aia, Livro

A sexta feira amanheceu com temperatura agradável já até choveu para alegria dos cuiabanos. Neste momento, um vento delicioso sacode as folhas das árvores e uma garoa fina cai deixando um cheiro de terra molhada no ar.

O final de semana está chegando e é sempre bom dar uma pausa nas leituras mais sérias ou seja, nada relacionado com a História de sala de aula. Então, resolvi verificar as novidades e descobri o livro distópico O Conto da Aia e que virou uma série "The Handmaid's Tale", sendo uma das grandes vencedoras do Emmy 2017.

A escritora Margaret Atwood se utiliza de informes históricos para compor sua obra prima dos anos 80 do Séc. XX. E é tão atual que chega a provocar arrepios nos leitores e espectadores.!

Escrito em 1985, o romance distópico O conto da Aia  da canadense Margaret Atwood, tornou-se um dos livros mais comentados em todo o mundo nos últimos meses, voltando a ocupar posição de destaque nas listas do mais vendidos em diversos países. 

Além de ter inspirado a série homônima (The Handmaid’s Tale, no original), a ficção futurista de Atwood – ambientada num Estado teocrático e totalitário em que as mulheres são vítimas preferenciais de opressão, tornando-se propriedade do governo, e o fundamentalismo se fortalece como força política – ganhou status de oráculo dos EUA da era Trump. 

No cenário da obra está a república de Gilead, onde não existem mais jornais, revistas, livros nem filmes. Também não há advogados, porque ninguém tem direito a defesa e os cidadãos considerados culpados são fuzilados e pendurados mortos em um muro, em praça pública, para servir de exemplo. 

Em meio a todo este burburinho, O conto da Aia volta às prateleiras com nova capa, assinada pelo artista plástico Laurindo Feliciano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário