sábado, 23 de setembro de 2017

Motivos para Assistir A Hora da Aventura

E o sábado chegouuuuuu, o primeiro dia de primavera amanheceu sem sol, por enquanto, e com previsão de muito calor como nos últimos dias.

Então, vamos começar a maratonar um desenho animado novo uma vez que o "fim do mundo foi cancelado". É muito interessante como em pleno Séc. XXI as pessoas se deixam levar por "previsões e teorias das conspirações" sem fundamento científico. 

Como já disse adoro desenhos desde sempre e  ultimamente tenho ouvido falar muito bem sobre "A Hora da Aventura", resolvi descobrir os motivos para tanto sucesso e iniciar mais um "vício".
"1) Um roteiro pós-apocalíptico
 

A história de Adventure Time se passa em um mundo pós-apocalíptico. O cenário principal é a Terra de Ooo, que foi devastada pela “Grande Guerra dos Cogumelos”, que faz relação direta com uma guerra nuclear. Logo na abertura do desenho é possível ver restos tecnológicos e várias bombas atômicas não detonadas pelo chão. Sendo assim, todas as criaturas “bizarras” que habitam a Terra de Ooo são resultado da radiação e mutações genéticas causadas pela Guerra.
Podemos dizer que o cenário de Adventure Time é bem diferente para um desenho infantil.

 
2) Personagens incríveis 

Finn é o personagem principal do desenho: o único humano sobrevivente da Grande Guerra dos Cogumelos. Ao longo do desenho, é revelado que Finn foi o que restou dos genes humanos após a guerra, sendo encontrado ainda bebê pelos pais de Jake, que cuidaram dele. Jake também é um dos personagens principais: um cachorro falante que é o melhor amigo (e irmão adotivo) de Finn. Além da dupla principal, ainda existem outros personagens, como a Princesa Jujuba, a vampira Marceline, o rei Gelado, a Princesa de Fogo, e muitos outros. Ao longo do desenho, os personagens vão se encontrando e suas diferenças criam situações sensacionais, que nos faz pensar e refletir sobre diversas questões da vida. (muito mais complexas do que você imagina).
3) Ensina lições de vida para adultos (e crianças)
 

Se Adventure Time faz algo MUITO bem, é divertir e ensinar lições de vida para crianças e adultos. Talvez essa seja a grande chave de sucesso do desenho. Ao longo dos episódios, vamos acompanhando a evolução dos personagens e de suas fraquezas. A todo momento, Adventure Time tenta mostrar o lado positivo e negativo das coisas. Muitas vezes vamos ter que jogar nossa caneca favorita pela janela, perceber que quem nos ama pode nos machucar e que a vida pode ser escura e cheia de dúvidas. Mas que temos sempre que procurar pela luz.
4) Referências nerds e mundos paralelos
 

Ao longo do desenho, percebemos várias referências ao universo nerd, como escritas em élfico (aquele mesmo, de Tolkien) no The Enchiridion. Outra coisa interessante, é a possibilidade de universos paralelos no desenho. Em alguns episódios, a maioria dos personagens principais ganha sua versão “oposta”. Finn vira a humana Fionna, Jake vira a gata Cake, Marceline se torna o vampiro Marshall Lee, e assim por diante. É muito legal perceber essa liberdade de universo paralelos dentro do desenho. Para entender melhor, confira a abertura do desenho abaixo, comparada com a abertura com os personagens do universo paralelo.
5) Um desenho onde o abstrato ganha vida 

Adventure Time é, acima de tudo, um desenho doido. O abstrato ganha vida facilmente, o que surpreende o telespectador na maioria das vezes. Um reino inteiro de doces onde sua princesa pode comer alguns súditos, ou o amor entre um humano e um ser de fogo, onde ambos vã se machucar, mesmo gostando um do outro. As situações podem parecer bizarras, mas no fundo, apresentam uma complexidade interessante. Por isso que o desenho faz tanto sucesso com adultos e crianças: é como se o roteiro tivesse sido escrito pela imaginação de uma criança, onde tudo pode acontecer."

Nenhum comentário:

Postar um comentário