sexta-feira, 1 de setembro de 2017

É Possível Estudar na Europa de Graça

Setembro chegou e em breve a primavera, 22/9, retornara para embelezar o meio ambiente. E as chuvas também retornarão para alegria de todos os cuiabanos, que não estão suportando as temperaturas de 40ºC todos os dias.

1º de setembro de 2017 é o dia em que Alvo Severo Potter finalmente pegou o trem rumo a Hogwarts. Sim, esta sexta-feira é o dia em que o epílogo de “Harry Potter e as Relíquias da Morte” se passa.

A estação de  King’s Cross, em Londres, ficou lotada de fãs comemorando a data. A estação de trem tem um réplica do carrinho de bagagem de Harry (que não fica nas plataformas de embarque por motivos de segurança) e uma loja da franquia somente para os admiradores da série que visitam o local.

Setembro também nos Estados Unidos e Europa inicia o ano letivo, seja no Ensino Médio ou nas Universidades. E o melhor é que estudar lá já não é apenas um sonho, e irei citar apenas três países onde isso é possível.

"Estudar no exterior, seja para um curso de graduação, mestrado ou doutorado, já não é mais uma possibilidade remota para quem não pode arcar com as consideráveis mensalidades praticadas – principalmente quando falamos em valores cotados em pounds ou euros.

Diante da condição primordial de um currículo acadêmico de excelência, diversos países disponibilizam para estudantes locais e estrangeiros, a possibilidade de estudar gratuitamente – arcando somente com materiais didáticos, custos inerentes à alimentação e acomodações e taxas variáveis. E não estamos falando em bolsas de estudos, mas em políticas governamentais que permitem a algumas instituições praticarem a isenção de mensalidades.
Alemanha

Um dos países de maior referência na qualidade de ensino mundial, a Alemanha também é um destino possível a estrangeiros que queiram estudar de graça. Desde 2014, todas as universidades alemãs deixaram de cobrar mensalidades a estudantes dos cursos de graduação, o que também incluiu universitários internacionais.

Em alguns estados federais, universidades podem cobrar pequenas contribuições semestrais (aproximadamente 50 euros), enquanto o estado entra com taxas administrativas aos seus alunos, algo também em torno de 50 euros por semestre.

Ao contrário dos cursos de graduação, os programas de mestrado são todos pagos, ainda que as mensalidades não sejam tão altas quanto em outros países do bloco. Por outro lado, doutorandos não precisam se preocupar com isso – ao menos em partes.

Estudantes de doutorado na Alemanha têm as mensalidades cobradas somente após os seis primeiros semestres, ainda que tenham de arcar com uma contribuição semestral para a universidade em torno de 150 a 200 euros. Geralmente, tal nível acadêmico costuma trabalhar em pesquisas remuneradas ou recebem bolsas de estudo.
 França

Sobre a França,  não podemos dizer que o estudante estrangeiro estará totalmente isento de custos com matrícula – mas basicamente nenhum país abate totalmente taxas e custeios.

No país, o valor da mensalidade é relativo ao nível acadêmico (graduação, mestrado ou doutorado) e também à entidade reguladora desse quesito. Em alguns casos, universidades públicas costumam cobrar uma taxa adicional para programas específicos, especialmente os mestrados. Veja como funcionam as mensalidades em cada nível acadêmico nas universidades públicas:

Primeiro ciclo (bacharelado e licenciatura): são cobrados 189,10 euros por ano acadêmico. Para os cursos de engenharia, o custo é de 615,10 euros ao ano e medicina tem valores variáveis de acordo com cada instituição, sendo a média de 452 euros por ano.

Segundo ciclo (mestrado): 261,10 euros por ano.

Terceiro ciclo (PhD e doutorado): 396,10 euros por ano.
Suécia

Para a Suécia, o sistema é um tanto quanto limitado a estudantes internacionais. Para ser isento de mensalidades e estudar de graça no país é preciso ser um cidadão da União Europeia/Zona do Euro/Países Nórdicos ou Suíça, matriculado em um bacharelado ou mestrado. Mais informações sobre esses valores estão à disposição no Study in Sweden.

Quanto a estudantes internacionais, o Swedish Institute e diversas universidades locais disponibilizam um grande número de bolsas de estudos integrais e parciais, direcionadas a candidatos de outras partes do mundo, para isentar as mensalidades daqueles que possuam bom desempenho acadêmico.

Por outro lado, aqueles que estiverem em posição de cursar um doutorado geralmente são admitidos em condições remuneradas, seja por universidades ou entidades externas. Isso significa que o candidato a doutorado não irá pagar quaisquer taxas ou mensalidades, e ainda será remunerado mensalmente pelo trabalho que desempenhar."(www.jafezasmalas.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário