domingo, 17 de setembro de 2017

Cartas de um Assassino em Massa - Livro

O último domingo do "inverno" aqui em Cuiabá está literalmente fresco, pois a temperatura neste momento é de 20º C com um vento gelado balançando as folhas das árvores. Depois de vários dias com altas temperaturas e umidade relativa do ar de 9%, é muito bom sentir um friozinho e vestir um agasalho para variar.

Eu estava lendo o jornal A Gazeta e deparei-me com a indicação de mais um livro sobre Heinrich Himmler, que foi lançado recentemente. Fui pesquisar sobre uma das autoras e  ela  é sobrinha-neta do famoso nazista.

Em tempos de intolerância, é sempre bom conhecer o que se passava na cabeça dos membros do Partido Nazista e de suas famílias.
 
"Que um dos principais formuladores do Holocausto (contra judeus, ciganos, homossexuais), Heinrich Himmler, era monstruoso é indiscutível. Mas monstros precisam ser compreendidos — o que não quer dizer “perdoados”. O livro “Cartas de um Assassino em Massa”, organizado por Michael Wildt e Katrin Himmler, contém missivas trocadas entre o nazista e sua mulher, Marga Siegroth.

O livro sai pela Editora Record, com 420 páginas e tradução de Clóvis Marques. Katrin Himmler é sobrinha-neta do chefão da SS. As cartas revelam que os Himmler eram nazistas e antissemitas empedernidos. Acreditavam piamente que a Solução Final — a extinção dos judeus — era uma decisão acertada. O livro é um maná para pesquisadores. As cartas são documentos históricos.

Pesquisadores chegaram a acreditar que as cartas haviam sido perdidas, mas foram encontradas em Tel Aviv, Israel. O livro contém, além das missivas, trechos de diários do casal Himmler e de sua filha, Gudrun.

O livro mais amplo e qualificado sobre o homem que operou o Holocausto, ao lado de Adolf Hitler, é “Heinrich Himmler — Uma Biografia” (Objetiva, 864 páginas, tradução de Angelika Elisabeth Kohnke), do historiador alemão Peter Longerich. É a bíblia analítica sobre o nazista. Não há nada melhor a respeito — em português ou em qualquer outra língua."

Nenhum comentário:

Postar um comentário