sábado, 27 de janeiro de 2018

A Gorila Koko

Eu estava há pouco assistindo um canal de curiosidades e ouvi sobre a gorila Koko. Eu confesso que nunca tinha ouvido falar sobre um animal que tenha aprendido a língua de sinais tão bem quanto o homem. Então, fui buscar na web sobre essa gorila que é considerada a mais inteligente entre os animais.

"Nem todos conhecem a história de Koko, a gorila mais inteligente do mundo. Este belo animal nasceu em um zoológico de São Francisco em 1971. A psicóloga Francine “Penny” Patterson decidiu adotá-lo para um estudo realizado na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

O objetivo inicial era fazer uma experiência linguística. A psicóloga  tentaria lhe ensinar a linguagem americana de sinais para surdos-mudos. Se conseguisse esse feito, poderia se comunicar com ela e aprender em primeira mão como pensava um primata.

Após 43 anos de trabalho com Koko, tudo o que se pode concluir é que ela não parou de surpreender aqueles que a conhecem. Seu progresso tem sido impressionante. Ela não só aprendeu perfeitamente a língua de sinais, mas também tem dado mensagens carinhosas para o mundo e tem demonstrado que no seu interior existe muito mais do que algumas habilidades de aprendizagem.
 

O treinamento de Koko

Esta história tem gerado polêmicas desde o início. No começo, todos duvidavam que ela seria capaz de aprender a linguagem de sinais. Acreditava-se que ela seria capaz de repetir os gestos da sua treinadora, mas sem compreender seu significado.

A Dra. Patterson acreditava que ela conseguiria e a instruiu pacientemente. O primeiro sinal de que Koko entendia o que ela estava dizendo foi o fato dela criar novas palavras. Um exemplo disso é a palavra anel. A instrutora lhe ensinara a palavra “pulseira” e a palavra “dedo”, mas não a palavra “anel”. Mas um dia, Koko combinou o sinal de pulseira e dedo, para se referir a um anel que a sua instrutora estava usando.

Atualmente a Dra. Patterson diz que Koko gerencia uma linguagem de 1.000 sinais no total e compreende 2.000 palavras em inglês. Além disso, há vídeos em que a gorila aparece emitindo onomatopeias, ou seja, sons deliberadamente produzidos para comunicar algo. Alguns acreditam que ela poderia dizer algumas palavras."(https://amenteemaravilhosa.com.br)





Nenhum comentário:

Postar um comentário