domingo, 14 de janeiro de 2018

Pessoas Inteligentes ouvem Rock N' Roll e Heavy Metal

Domingão amanheceu com sol e depois de tantos dias de chuva é muito bom vê-lo. Meu ritual já foi feito, isto é, ler o jornal A Gazeta, folhear a revista Veja, não tô nem aí para quem não gosta da revista, tomar meu chocolate e ouvir música na Centro América FM.

Há pouco locutor disse "música boa não tem prazo de validade" e já postei sobre o "lixo musical" que invadiu o Brasil nos últimos anos, então, como sou adepta da qualidade continuo curtindo MPB, Pop Rock e o Rock Clássico seja de qual for a nacionalidade. Eu respeito quem gosta de outros ritmos, entretanto, não troca a qualidade pela mediocridade musical de cada um.

Lendo na web sobre o gosto musical das pessoas me chamou a atenção uma pesquisa realizada na Inglaterra em 2009 e no ano passado foi discutida largamente entre os roqueiros brasileiros. E o mais interessante é que os membros das bandas estrangeiras e mesmo brasileiras, são compostas de pessoas que passou por uma formação acadêmica.

"De acordo com pesquisa conduzida pela University of Warwick, da Inglaterra, adolescentes inteligentes ouvem heavy metal para lidar com as pressões associadas a serem talentosos.

Os pesquisadores analisaram 1.057 jovens membros da National Academy for Gifted and Talented Youth (Academia Nacional Para Jovens Especialmente Dotados e Talentosos), uma associação cujos 120.000 estudantes estão entre os 5% de melhor desempenho entre os jovens ingleses de 11 a 19 anos.

O resultado vem como um alívio para os pais cujos filhos, normalmente com cabelos compridos, são devotos de Iron Maiden, AC/DC e seus descendentes musicais. Os pesquisadores descobriram que, longe de ser um sinal de delinquência e pouca habilidade acadêmica, muitos adolescentes que gostam de Heavy Metal são por vezes brilhantes e às vezes utilizam a música para lidar com o estresse e a pressão de serem considerados diferentes.

 Stuart Cadwallader, psicólogo da University of Warwick, apresentou os dados na conferência da British Psychological Society. Ele explica: "Há um senso comum de que estudantes especialmente dotados e talentosos gostam de música clássica e gastam muito de seu tempo lendo. É um estereótipo não muito preciso. Há estudos que ligam o Heavy Metal a fraca performance acadêmica e delinquência, mas encontramos um grupo que contradiz isso. É um grupo com auto-estima abaixo da média que não se sente incluido [na sociedade]. Eles sofrem de mais estresse e se voltam ao Heavy Metal como uma forma de aliviar esse estresse. Participantes disseram apreciar a complexidade e por vezes o conteúdo político do Heavy Metal mais do que o que encontram na música Pop. Há uma tendência a que isto [jovens gostarem de Heavy Metal] preocupe os adultos, mas eu acho que é apenas algo catártico. Não indica problemas."

Perguntados sobre seu tipo favorito de música, 39% dos estudantes pesquisados indicaram Rock, 18% R&B e 14% pop. 6% indicaram o Heavy Metal. O Heavy metal foi ainda citado como um dos cinco gêneros favoritos por um terço dos estudantes."(https://whiplash.net/)

Para provar que a pesquisa não está incorreta, vamos a alguns exemplos de roqueiros que estão nos mais altos pilares da escala educacional:  
1. Bryan Keith Holland, vocalista da banda de rock californiana Offspring, é mestre em biologia molecular.
2. Freddie Mercury tinha formação superior em Design Gráfico.
3. Bryan May, guitarrista do Queen formou-se em Ciências Físicas e Matemática Imperial, em Londres. Em 2007 ele concluiu seu doutorado em astronomia, recentemente contribuiu para a chegada da sonda New Horisons em Plutão.
 4. Todos os integrantes da banda brasileira Engenheiros do Havaí são formados em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Humberto Gessing (vocal) e Carlos Maltz (baterista) montaram a banda durante uma greve de professores. O nome da banda é uma piada sobre o estilo dos arquitetos.
5. John Lennon era formado em Artes Gráficas pelo Liverpool Institute of Arts, de Liverpool.
6. Bruce Dickinson, líder do Iron Maiden, além de piloto de avião, é historiador. Em 2011 ele recebeu título Honoris de doutorado pela Universidade Queen Mary College, de Londres, pela sua contribuição à indústria musical.
7. Greg Graffin, vocalista do Bad Religion se formou em Antropologia e Geologia pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), onde depois se tornou Mestre em Geologia. Ele ainda é PhD em Zoologia pela Cornell University. Graffin divide a carreira de vocalista de uma banda de punk rock com o trabalho como professor universitário e autor de d livros sobre evolução.
 
 8. Roger Moreira, vocalista do Ultraje a Rigor é membro do MENSA no Brasil, o clube das pessoas mais inteligentes do mundo, e tem um QI impressionante, segundo a Instituição. Ele aprendeu a ler sozinho aos 3 anos de idade e fez dois anos de arquitetura na Universidade de São Paulo (USP) antes de largar a faculdade para seguir a carreira musical. Além de cantor e compositor, ele toca guitarra e flauta.
9. RIVERS CUOMO (WEEZER) - O vocalista e guitarrista da banda tem uma instituição nobre em seu currículo à margem da música: Cuomo é formado em literatura inglesa pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos -- ainda que tenha levado 11 anos para completar o curso..
10. Arnaldo Antunes, hoje mais atuante na MPB, um dos criadores da  banda de rock Titãs, estudou Linguística na Faculdade de Letras da USP, e então não é novidade algum neste detalhe, atrelado a seu talento natural, ser atualmente um dos principais letristas da música brasileira." (https://baudorock.net/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário