segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Curiosidades sobre o Circo

A História é repleta de fatos curiosos e mesmo não sendo fã do circo achei interessante ler sobre o seu surgimento. E como tudo provém da China, mais ou menos 30 mil anos, a arte circense surgiu lá e ao longo dos tempos foi se espalhando por todos os lugares conhecidos da Antiguidade.
"1. A arte circense surgiu na China há 5 mil anos. Os chineses usavam a acrobacia, o contorcionismo e o equilibrismo para desenvolver a agilidade, a flexibilidade e a força de seus guerreiros.

2. Em 108 a.C., o imperador da China resolveu promover uma série de apresentações acrobáticas para homenagear visitantes estrangeiros. A partir daí, ficou determinado que todos os anos seriam realizados espetáculos do gênero no Festival da Primeira Lua.

3. Já o circo nasceu na Roma antiga. Naquela época, consistia em uma área dividida em pista, arquibancada e cavalarias onde ocorriam corridas de cavalos, combate de gladiadores, brigas entre homens e animais e duelos entre bichos. Por isso o local recebeu o nome "circus", que quer dizer "lugar em que competições acontecem".

4. Em 40 a.C., foi construída em Roma uma arena chamada Coliseu para a apresentação de exentricidades, como animais exóticos e engolidores de fogo. Ele foi concluído em 90 d.C. e tinha capacidade para 100 mil espectadores.

5. Porém, com a perseguição aos cristãos, o local passou a sediar espetáculos sangrentos, em que homens eram lançados vivos às feras. Isto diminuiu o interesse pela arte circense. Mas mesmo assim, grupos de artistas mambembes continuaram se exibindo em mercados e praças.

6. No século 18, um sargento da cavalaria britânica chamado Philip Astley começou a circular pelo interior da Inglaterra fazendo demonstrações com seu cavalo. Ele acabou se estabelecendo perto de Londres e montou uma arena coberta para suas exibições. Também acrescentou à performance cenas com palhaços, dando origem ao circo moderno.

7. No Egito, durante os grandes desfiles militares realizados pelos faraós, era costume exibir animais ferozes provenientes das terras conquistadas. Os homens que cuidavam deles são considerados os primeiros domadores da história.

8. Os circos chegaram ao Brasil no final do século 19.

9. O "Astley’s Amphitheatre" ("Anfiteatro de Ashley"), em Londres, é o circo moderno mais antigo do mundo.
 

10. Um dos circos mais famosos da história foi o dos norte-americanos P.T. Barnum e James Bailey, criado em 1881.Sua principal atração era um elefante gigantesco chamado Jumbo. É por isso que o nome passou a designar qualquer coisa que tenha um tamanho exagerado."(guiadoscuriosos.uol.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário