sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Descoberta Maior Caverna Submersa do Mundo

Mais uma descoberta arqueológica foi anunciada e desta vez em cavernas submersas no México. A América ainda tem muitos mistérios a serem descobertos e realmente a arqueologia é maravilhosa...

"Um grupo de mergulhadores descobriu aquela que é a mais longa caverna subaquática do planeta. Tem 347 quilometros de comprimento e situa-se no leste do México, perto da praia de Tulum.

A descoberta foi feita depois de um grupo de mergulhadores ter conseguido ligar duas cavernas conhecidas, Sac Actun, que tem 263 quilometros, e Dos Ojos, que tem 83 quilometros. Estes dois sistemas estão ligados e são, portanto, apenas um.

Isto mesmo foi revelado por um projeto que se dedica ao estudo e preservação das águas da península mexicana de Yucatan, designado de Gran Acuifero Maya. 

A península de Yucatán está repleta de vestígios da civilização Maia, que dominou a região antes da conquista espanhola. E nestas cavernas os investigadores descobriram centenas de objetos arqueológicos.

 Os cenotes (do maia dzonoot), como são conhecidos no México as imensas cavidades naturais aquíferas e olhos d’água, ocupavam um local central na cosmogonia maia, explica Guillermo de Anda. Eram o além-mundo e o terceiro nível do universo maia, depois do céu e da terra, mas sem uma conotação negativa como o inferno do cristianismo. “É uma região muito poderosa, mágica, onde reina o sobrenatural, onde vivem os deuses e as deidades, onde convivem o bem e o mal, e era também de onde surgiam os homens”, diz o pesquisador. Os cenotes, nas palavras do especialista, eram o cenário principal do mito da criação dessa civilização, que se estendeu do sudeste do México até Honduras e El Salvador. 

Durante vários meses, os mergulhadores percorreram os canais marinhos desta zona do México e encontraram verdadeiros labirintos.

Guillermo de Anda, o diretor do projeto disse que a "incrível" descoberta vai ajudar a perceber o desenvolvimento da civilização Maia. O especialista assegura que este é "o local arqueológico submerso mais importante do mundo"(www.tvi24.iol.pt)

Nenhum comentário:

Postar um comentário