terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Novas descobertas da Arqueologia

Eu já disse que só não fiz arqueologia porque aqui em Cuiabá não tinha, então decidi por História. Entretanto, nunca deixei de acompanhar as descobertas e me emociono cada vez que algo nos é apresentado.

O ano de 2017 viu inúmeras descobertas arqueológicas que poderiam ser usadas para testar as histórias da Bíblia, incluindo novas análises, que fortaleceram os relatos históricos do suposto túmulo de Jesus Cristo.

"1. Tumba de Jesus Cristo -  A renovação da Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém começou no ano passado, mas foram novas provas científicas em novembro que descobriram que o túmulo, acreditado em onde o corpo de Jesus Cristo estava descansado após a crucificação, corresponde a relatos históricos anteriores do famoso sitio.

As amostras de argamassa coletadas entre a superfície original de pedra calcária do túmulo e uma laje de mármore que a cobre, foram analisadas usando luminescência opticamente estimulada, o que permitiu que os pesquisadores determinassem quando o sedimento de quartzo era mais recentemente exposto à luz.

O túmulo datava de 345 d.C, que se alinha com as contas descrevendo como Constantino, o primeiro imperador cristão de Roma, descobriu e consagrou em algum lugar em torno de 326, em sua busca para levar o império romano a abraçar o cristianismo.

“Este é um achado muito importante, porque confirma que foi, como historicamente evidenciado, Constantine the Great, que foi responsável pelo revestimento do túmulo de Cristo com as placas de mármore no Edicule“, observou Antonia Moropoulou, coordenadora científica principal das obras de restauração.

2. Descoberta de Corinto -  Novas buscas arqueológicas no antigo porto do terremoto que atingiu a cidade bíblica de Corinto, que agora está subaquática, descobriu detalhes sobre a cidade antiga. Corinto foi visitada pelo apóstolo Paulo, enquanto ele ainda estava sob o domínio romano, de acordo com a Bíblia.

Os arqueólogos gregos e dinamarqueses que investigam as áreas portuárias da Lechaion, como parte do projeto Lechaion Harbour, descobriram vestígios de engenharia romana e edifícios antigos, que mostram grande parte do relato bíblico sobre a cidade.

“Por quase duas décadas, procurei o contexto arqueológico perfeito em que todo o material orgânico normalmente encontrado em terra estivesse preservado”, disse Bjørn Lovén, gerente de projeto, de acordo com o jornal Sunday Express. “O potencial para as descobertas mais exclusivas é o sopro da mente”.

O porto, que está localizado no Golfo de Corinto, anteriormente era um dos dois que a Corinto conectou para trocar redes na região que ajudaram a área a tornar-se fabulosamente rica. Os romanos destruíram Corinto em 146 aC. Ao conquistar a Grécia, e Julio César reconstruiu a cidade e seus portos no ano 44 a.C."(https://www.portalpadom.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário